Brasília, segunda-feira, 8 de outubro de 2018 - 15:3
SAEP na campanha contra o câncer de mama
Por: Sônia Corrêa
SE TOQUE: O Outubro Rosa é a campanha de conscientização contra o câncer de mama, segunda causa de morte entre mulheres. Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde dá início à campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimento Outubro Rosa. Leia mais:
A dirigente do SAEP-DF, Fátima Silva que também é a representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Conselho dos Direitos da Mulher, ressalta a importância do autoexame, mas destaca a necessidade da realização de mamografias.
“Precisamos nos tocar no sentido de estarmos alertas, mas também realizar o toque e ao menor nódulo sentido, procurar imediatamente o serviço de saúde. Além disso, o Estado é obrigado a disponibilizar mamografias para mulheres a partir dos 50 anos de idade.”, lembra Fátima.
O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A faixa dos 50 aos 69 anos é definida como público prioritário para a realização do exame preventivo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e seguida pelo Ministério da Saúde baseado em estudos que comprovam maior incidência da doença e maior eficiência do exame.
Outubro Rosa
O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres.
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