Brasília, quinta-feira, 17 de outubro de 2013 - 18:2
PROTESTO
SAEP apoia campanha de valorização dos profissionais da educação
Domingo de greve pretende denunciar trabalho extraclasse e contra terceirização

Esta semana marca uma intensa mobilização das entidades sindicais que representam professores, auxiliares em educação e técnicos administrativos do setor privado. É que no próximo dia 20 acontece em todo o país o "Domingo de Greve". Organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), a campanha pela valorização dos profissionais da área de educação tem o objetivo de chamar atenção da sociedade para o excesso de atividade extraclasse imposta aos professores e contra o Projeto de Lei 4.330, de 2004, que pretende expandir a terceirização no País.
O SAEP apoia esta campanha e vai participar das mobilizações marcadas para domingo (20). O Sindicato é claramente contra o PL 4.330 e entende que o projeto precariza as relações de trabalho e ameaça os direitos dos trabalhadores. "Somos contra a terceirização porque reduz em até 60% dos salários dos trabalhadores, porque retira direitos que foram conquistados com muita luta da classe trabalhadora e aumenta a rotatividade. Esse projeto só interessa os empresários", disse o presidente do SAEP Mário Lacerda.
Em relação à luta dos professores contra o excesso de atividades extraclasse o SAEP se solidariza com os colegas profissionais da educação. Essas atividades, que não são vistas por serem realizas fora do local de trabalho, os profissionais realizam em casa e não recebem por isto. "Não apoiamos qualquer tipo de exploração do trabalhador. Os nossos colegas professores, para preparar a boa aula de segunda a sexta-feira, precisam trabalhar fim de semana, feriado, domingo. E isto tem sérios prejuízos para a saúde do profissional, com consequências para a vida toda", critica Lacerda.
Segundo a Contee, a intenção desse movimento simbólico é resgatar o direito ao descanso e fortalecer a resistência ao trabalho sem limitações de jornada, para mostrar que esses profissionais têm vida fora da escola.
A diretoria do SAEP convida os auxiliares em educação, professores, alunos, familiares, amigos e toda a comunidade para chamar a atenção da sociedade para estas legítimas reivindicações dos profissionais da educação.
Últimas notícias
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
8/9 - 12:20 |
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
8/9 - 11:51 |
Aragarças, Jacareacanga, 1964, 8 de janeiro e anistia
5/9 - 16:25 |
Aberto prazo para manifestação de oposição no Ensino Superior
28/8 - 17:45 |
SAEP abre prazo para oposição à contribuição assistencial
Notícias relacionadas
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 16:31 |
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
18/6 - 18:24 |
Interação humana ensinada por educadores não será substituída pela IA, diz Bill Gates
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrentado como problema de Estado