Brasília, terça-feira, 26 de julho de 2011 - 14:52
EXPLORAÇÃO
Trabalho infantil prejudica desenvolvimento da criança e causa doença
Fonte: Agência Brasil
De acordo com pediatras, o ideal é que a criança não trabalhe, mas brinque
Os males causados pelo trabalho infantil no desenvolvimento da criança foram discutidos na última sexta-feira (22) durante o Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, em São Paulo.
O tema foi apresentado pelo pediatra e professor Roberto Teixeira Mendes, do Departamento de Pediatria Social da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): "A criança precisa viver o seu momento lúdico, no qual não pode trabalhar", explica o médico.
De acordo com Teixeira Mendes, o trabalho infantil atrapalha o desenvolvimento da criança, principalmente o mental. Além de provocar efeitos mais imediatos como doenças infecciosas e traumas.
Segundo ele, esses efeitos vão depender da faixa etária e do tipo de trabalho que está sendo desenvolvido pela criança. Mas inevitavelmente ocorrerão.
"O trabalho pode ser exaustivo, pesado, insalubre e trazer efeitos imediatos, como intoxicação e traumas. Mesmo que o trabalho não resulte em nada disso, só por ser trabalho vai tirar a criança do seu momento específico de vida que é brincar, fantasiar e elaborar o mundo que a cerca à sua maneira. E a criança precisa de tempo e condições para fazer isso", disse.
De acordo com o pediatra, o ideal é que a criança não trabalhe, mas brinque. "A partir dos 15 anos de idade, quando o adolescente é capaz de compreender o mundo e a produção, o que é dinheiro e trabalho, ele pode eventualmente se inserir - se for vontade dele também - no mundo do trabalho.
Mas isso ainda não pode ser a sua principal atividade. "A principal atividade dele será se capacitar para o futuro", declarou.
O professor também falou sobre os problemas das doenças ocupacionais que, na criança, elas só aparecem na fase adulta.
"Doenças ocupacionais são idênticas em crianças e em adultos. A única diferença é que as doenças ocupacionais que vão causar malefícios a longo prazo não vão aparecer na criança. Vão aparecer no adulto. Mas a criança já está sofrendo com aquilo".
Mendes ressaltou que há hoje uma grande dificuldade para identificar o universo de crianças que trabalham no país, principalmente porque se trata de trabalho informal, em geral.
Por isso, o ideal seria a articulação entre os vários órgãos, associações e profissionais que trabalham com a criança e o adolescente para inseri-las em programas sociais que as livrem do trabalho.
"Precisa haver diálogo entre a escola, a família, a saúde, a sociedade de bairro e as regionais das secretarias das áreas de educação, esporte e lazer e saúde", disse.
Últimas notícias
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
8/9 - 12:20 |
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
8/9 - 11:51 |
Aragarças, Jacareacanga, 1964, 8 de janeiro e anistia
5/9 - 16:25 |
Aberto prazo para manifestação de oposição no Ensino Superior
28/8 - 17:45 |
SAEP abre prazo para oposição à contribuição assistencial
Notícias relacionadas
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
8/9 - 12:20 |
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
5/9 - 16:25 |
Aberto prazo para manifestação de oposição no Ensino Superior
28/8 - 17:45 |
SAEP abre prazo para oposição à contribuição assistencial
1/8 - 11:25 |
SAEP convoca para 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres