Os invisíveis da educação: sem eles, as escolas não funcionam

Brasília-DF, segunda-feira, 20 de outubro de 2025


Brasília, segunda-feira, 20 de outubro de 2025 - 10:24

Os invisíveis da educação: sem eles, as escolas não funcionam

No Dia do Professor, é preciso lembrar também os trabalhadores da administração escolar — profissionais que garantem o funcionamento diário das instituições de ensino. Mas esses seguem esquecidos e pouco valorizados

“A data passou. Mas nós não esquecemos que somos rotineiramente invisibilizados”, critica a presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva. Ela se refere ao 15 de outubro, o chamado “Dia do Professor”, que deveria ser, por justiça e lei federal, o “Dia dos Trabalhadores em Educação”, a fim de incluir àqueles que fazem as instituições de ensino funcionar rotineira e cotidianamente.

Neste 15 de outubro, as homenagens não foram diferentes. Essas se concentraram — novamente — apenas em quem ensina.

Mas há um segmento igualmente essencial, que raramente é lembrado: os trabalhadores da administração escolar. Conhecidos como “auxiliares” ou “técnicos em educação”, são eles que mantêm as engrenagens dos maternais, escolas, faculdades e universidades girando todos os dias.

Trata-se do “outro lado da escola; da instituição de ensino”.

Sem esses profissionais, não há matrículas, pagamentos, registros, calendários, manutenção nem atendimento ao público. São eles que resolvem as burocracias, organizam documentos, cuidam da infraestrutura e apoiam professores e direções para que o ensino aconteça, cotidianamente.

Essenciais, mas invisíveis
Esses trabalhadores lidam com toda a rotina administrativa: processam matrículas e transferências, controlam folha de ponto, administram contratos, supervisionam manutenção e acompanham o orçamento das instituições.

Em escolas públicas, muitas vezes exercem múltiplas funções, fazendo o trabalho de equipes inteiras.

Apesar dessa relevância, seguem sem reconhecimento social e político, com salários baixos, sobrecarga e pouca visibilidade. “Quando tudo funciona bem, ninguém percebe que existe um time cuidando disso. Mas basta faltar um desses profissionais para a escola parar”, comenta Maria de Jesus.

Trabalhadores que sustentam o ensino
Os chamados “auxiliares” e “técnicos em educação” — esses trabalhadores — complementam a equipe pedagógica, e permite que os professores se concentrem em ensinar.

Apoiam diretores e coordenadores, asseguram a segurança e o conforto dos alunos e mantêm a escola viva — mesmo fora do horário de aula.

São trabalhadores em educação, tão essenciais quanto os docentes, mas historicamente esquecidos nas políticas de valorização profissional.

Reconhecimento urgente
Se a educação é processo coletivo, é injusto que parte de quem a faz acontecer permaneça invisível.

Valorizar os trabalhadores da administração escolar é reconhecer a base que sustenta o ensino público e privado no País.

É urgente incluí-los nas políticas de formação continuada, planos de carreira e valorização salarial, pois não existe escola que funcione sem quem a organize.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com