Brasília, quinta-feira, 6 de junho de 2013 - 16:51
JUSTIÇA ELEITORAL
DF: apenas 10% dos eleitores fizeram o cadastramento biométrico
Fonte: Portal Alô
Quem não for aos postos e cartórios eleitorais para fazer o recadastramento biométrico, terá o título de eleitor cancelado
Menos de 10% dos eleitores do Distrito Federal realizaram o recadastramento biométrico. A meta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) é que mais de um milhão de pessoas agendem seus atendimentos em postos e cartórios eleitorais até o dia 31 de março de 2014.
“Procurem fazer isso o quanto antes, não deixem para a última hora. Nós queremos que seja tranquilo e que não haja insatisfação por parte dos eleitores”, alerta o presidente do TRE, Mario Machado.
O agendamento pode ser feito pela internet, no próprio site do TRE, ou pelo número 3048-4000. “Em média, o atendimento dura 15 minutos, é rápido. Porém, vale lembrar que quem não puder comparecer, deverá ter a consciência de ligar e desmarcar para que outra pessoa possa ser atendida”, recomenda Mario.
Aqueles que chegarem aos postos, sem marcar, será atendido. Contudo, a preferência será daqueles que agendaram. O eleitor pode escolher qualquer cartório ou posto da Justiça Eleitoral para ser atendido.
“Iremos abrir os cartórios no sábado, especificamente, nos dias 8 e 29 de junho, para que os eleitores que não puderem ir nos dias úteis possam realizar o recadastramento no final de semana”, acrescenta o presidente. Os agendamentos poderão ser feitos pela manhã, a partir das 8h.
O TRE também assinou convênio com o GDF, Governo Federal e o Exército para que o número de servidores fosse expandido. Ao todo, 200 profissionais serão cedidos pelos órgãos e ainda este ano mais 200 serão contratados.
De acordo com Mario, o objetivo do recadastramento é a segurança. “As votações serão mais rápidas porque os dados dos eleitores estarão disponíveis pela biometria, será seguro para todos”.
Quem não for aos postos e cartórios eleitorais para fazer o recadastramento biométrico, terá o título de eleitor cancelado. Com isso, cidadãos não poderão votar nas eleições de 2014, tomar posse em cargos públicos, fazer passaporte, se matricular em instituições de ensino público, entre outras penalidades.
Agendamento
Por telefone 3048-4000 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)
Pelo site www.tre-df.jus.br
Horário de Atendimento
Nos dias úteis o atendimento será de 8h às 18h
Nos dias 8 e 29 de junho (sábados), todos os postos estarão abertos de 8h às 14h
Últimas notícias
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
25/6 - 15:37 |
SAEP segue em negociação com Sindepes para fechar Convenção Coletiva
18/6 - 18:24 |
Interação humana ensinada por educadores não será substituída pela IA, diz Bill Gates
18/6 - 15:26 |
Feriado de Corpus Christi: atividades retornam na segunda-feira (23)
Notícias relacionadas
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
18/6 - 15:26 |
Feriado de Corpus Christi: atividades retornam na segunda-feira (23)
12/6 - 10:24 |
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
10/6 - 10:7 |
Prazo para inscrição no Enem 2025 é prorrogado até sexta-feira (13)
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrentado como problema de Estado