Brasília, quarta-feira, 29 de abril de 2009 - 19:17 | Atualizado em: 30 de abril de 2009
CAMPANHA SALARIAL
SAEP discute com empregadores pauta de reivindicações
Representantes do Sindicato e comissão das mantenedoras definem calendário de negociação. Dieese realiza pesquisa para saber impacto real nas instituições da crise econômica mundial
A diretoria do SAEP se reuniu nesta terça-feira (28), na sede do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal (Sindepes/DF), com a comissão das mantenedoras, formada por representantes das instituições, para a primeira rodada de negociação da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2009.
No encontro, a pauta, que já havia sido enviada para a comissão de negociação, foi discutida pelos representantes e ressaltados itens de extrema importância para a categoria. O advogado do Sindepes e representante da comissão, Roberto Esteves Lima, insistiu para diminuir as exigências. "A pauta está extensa, cheia de reivindicações de cunho social e econômico", argumentou o advogado.
"Talvez seja por isso que tantas instituições passam por problemas financeiros e administrativos. Tratam os trabalhadores como mercadoria", questionou Maria.
Além da presidente do Sindicato, participaram da reunião a vice-presidente, Marilene Alves do Nascimento, a diretora de comunicação, Dayana Alves de Lima, e o diretor financeiro, Idenes de Jesus Sousa.
Reajuste mínimo
A comissão das mantenedoras apresentou, apenas, a proposta de reajuste salarial de 5,5% e manter as cláusulas da atual Convenção Coletiva de Trabalho. Alegaram, ainda, a crise econômica mundial como dificuldade para negociar.
Entretanto, a presidente do Sindicato disse que foi feito um levantamento sobre as reivindicações, para saber das possibilidades de serem atendidas. "Fizemos a pesquisa das cláusulas econômicas, por isso as colocamos", ressaltou a presidente.
Pesquisa do Dieese
O assessor técnico, Haroldo Pereira Fernandes Filho, e o economista, Sérgio Lisboa Santos, representantes do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), também acompanharam a negociação.
Para a próxima reunião, os representantes do Dieese vão realizar uma pesquisa do setor de educação superior para saber o real impacto da crise. Será feito um estudo sobre o número de alunos e a arrecadação das instituições, que tiveram aumento nas mensalidades.
Calendário de negociação
No encontro desta terça-feira (28), a comissão das mantenedoras e o SAEP definiram um calendário de negociação. As próximas reuniões serão nos dias 5, 12, 19 e 26 de maio, na sede do Sindepes/DF.
As propostas apresentadas pela categoria serão levadas à assembléia dos empregadores. Depois disso, discutidas novamente na mesa de negociação com o Sindicato.
Últimas notícias
Câmara aprova PDL que retira proteção de meninas vítimas de estupro; vai ao Senado
6/11 - 10:50 |
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
Notícias relacionadas
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
28/8 - 17:45 |
SAEP abre prazo para oposição à contribuição assistencial
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
1/3 - 17:37 |
AGE: SAEP realiza assembleia da Educação Básica e Ensino Superior
27/1 - 18:59 |
Negociações coletivas 2025: O desafio de superar as desigualdades salariais na educação

