Brasília, segunda-feira, 26 de setembro de 2011 - 11:40
DEBATE NACIONAL
1ª Conferência Distrital do Trabalho Decente é nesta semana
Por: Daiana Lima |
Foram realizadas plenárias preparatórias para eleger delegados representantes de todas as regiões do DF para participarem da Conferência
Após realização das plenárias regionais preparatórias, será realizada nesta semana, nos dias 28 e 29, a 1ª Conferência Distrital de Emprego e Trabalho Decente, no Parlamundi da LBV, na Asa Sul.
O evento é de grande importância para toda a população, pois nele será discutida a instituição do Trabalho Decente, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, com promoção de condições de vida digna combatendo a precarização e deterioração dos instrumentos de proteção e inclusão social.Durante a realização das plenárias preparatórias, foram eleitos delegados representantes de todas as regiões do DF para participarem da Conferência.
Plenária preparatória
A 4ª e última plenária regional preparatória aconteceu em Brasília, no último dia 17, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionaia da Educação – EAPE, na Asa Sul.
Os principais eixos debatidos foram: "Dimensões do trabalho decente: Saúde e segurança no trabalho", "Combate à informalidade e migração para o trabalho formal" e "O papel dos acordos coletivos e das convenções trabalhistas na criação das condições sociais para a construção do trabalho decente".
O representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB Nacional), Paulo Vinícius, em sua palestra, abordou o tema "Dimensões do trabalho decente: Saúde e segurança no trabalho".
Neste sentido, chamou a atenção dos presentes para o fato de que as novas tecnologias em muito contribuem para o aparecimento de novas enfermidades na classe operária.
Já o representante da CTB-DF, Francisco das Chagas Firmino – Chaguinha, em sua fala, fez críticas ao emprego informal e sugeriu mecanismos legais para a migração para o trabalho formal.
Negociações coletivas
Ainda no encontro, o Departamento Interssindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Marcos Verlaine, falou sobre "O papel dos acordos coletivos e das convenções trabalhistas na criação das condições sociais para a construção do trabalho decente".
Verlaine lembrou os embates entre empregados e empregadores que envolvem a formatação das negociações coletivas.
Por fim, ele também afirmou que os sindicatos dos trabalhadores devem ter, perante o Congresso Nacional, uma ação mais protagonizadora, visto que metade dos Congressistas são empresários que fazem do parlamento uma arena de lutas e consolidação para a classe empresária.
Esta foi a última plenária regional preparatória para 1ª Conferência Distrital de Emprego e Trabalho Decente, que será realizada nos dias 28 e 29 de setembro.
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
Desmantelaram direitos e endureceram a vida
27/10 - 9:24 |
Câmara debate pejotização e precarização do trabalho no Brasil
13/10 - 14:32 |
Reforma Trabalhista: 8 anos de retrocessos travestidos de modernização
8/9 - 12:20 |
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
1/4 - 10:59 |
Os 60 anos do golpe deve servir para celebrar a democracia

