Brasília, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011 - 13:48
AÇÃO SINDICAL
SAEP leva assédio material para procuradora-chefe do MPT
Por: Renato Souza
Órgão estará representado no 2º Seminário do Sindicato, que será realizado em março
A presidente do SAEP Maria de Jesus da Silva, e os diretores Mário Lacerda e Willian Souza se reuniram, na última sexta-feira (18), com a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Daniela de Morais Varandas, para tratar da questão do assédio material nas instituições de ensino do Distrito Federal.
O MPT é um órgão do Ministério público da União (MPU) cuja função é atuar na defesa dos direitos coletivos e individuais no mercado de trabalho.
Por este motivo, os diretores do SAEP ressaltaram o problema causado pelo Banco de Horas para os auxiliares de ensino, pois esta prática prejudica o empregado que é impedindo de receber pelas horas extras trabalhadas.
"Esse tipo de situação não tem previsão legal e mesmo assim é usada a rodo nas instituições. A educação é concessão do Estado e não pode ser tratada como mercadoria", argumentou Mário Lacerda, diretor do SAEP.
A procuradora do Trabalho, Daniela Varandas, se interessou pelo tema apresentado pelo Sindicato e ficou preocupada com a situação dos trabalhadores.
"A questão da saúde, segurança no trabalho e assédio moral sempre foram preocupações do Ministério Público. O assédio material [novo tipo de assédio] é uma questão que eu posso levar para os procuradores para ser analisada", disse Varandas.
"Nosso objetivo é esse, nos aproximar dos trabalhadores", completou a procuradora, informando que será realizado um seminário com procuradores do MPT onde o SAEP poderá ter participação para apresentar o assédio material.
Ana Cláudia, que é representante do MPT, também acompanhou a reunião e disse que há um núcleo especifico para esse tipo de problema, e que as indagações do SAEP serão levadas para a pauta do órgão.
"Nós vamos levar aos colegas do núcleo específico e haverá uma reunião para discutir o assunto", afirmou a representante.
O diretor do SAEP Mário Lacerda convidou a procuradora-chefe do MPT para o 2° Seminário do SAEP, a ser realizado no dia 25 de março de 2011. Daniela Varandas se comprometeu em participar ou enviar um representante do Ministério para acompanhar todo o conteúdo que será exposto no seminário.
Uma nova reunião será agendada com representantes do órgão para tratar da questão do assédio material que sofrem os auxiliares de educação do DF.
Leia mais:
Você sabe o que é assédio material?
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
28/10 - 16:23 |
PL de Contarato mira fraudes na “pejotização” e promete equilibrar direitos e segurança jurídica
21/10 - 15:43 |
A pejotização é a nova face da precarização do trabalho
20/10 - 10:24 |
Os invisíveis da educação: sem eles, as escolas não funcionam
13/10 - 14:54 |
15 de outubro: Dia do Trabalhador em Educação é celebrado com descanso garantido em Convenção Coletiva

