Brasília, sexta-feira, 11 de novembro de 2011 - 13:53
CULTURA AFROBRASILEIRA
História da população negra será contada em agenda interativa
Fonte: Portal Vermelho
Página a página, a publicação traz registros fundamentais sobre a influência das civilizações africanas na formação cultural, social e política no Brasil e no mundo
A reunião dos principais acontecimentos da história dos povos africanos e das populações negras no Brasil e na diáspora. Essa é a síntese da Agenda Afrobrasileira 2012, que será lançada na segunda quinzena de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro.
O objetivo do projeto - resultado do trabalho de professores e pesquisadores - é sistematizar a pesquisa, a organização e a divulgação de datas e fatos importantes do calendário africano e afrobrasileiro.
A Agenda vai além da funcionalidade e contribui efetivamente para a aplicação da Lei que institui a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura das populações afrobrasileiras e das sociedades africanas nas escolas brasileiras. O conteúdo atende à necessidade do ensino de crianças e jovens e oferece ferramentas para a formação de educadores.
"Acredito que lembrar personagens, acontecimentos e datas que fazem parte da história do Brasil, da África e da diáspora é também uma das maneiras de combater o racismo", declara Acácio Almeida, professor do Departamento de Antropologia da PUC/SP e idealizador do projeto, citando os nomes conhecidos que serão apresentados na Agenda como Zumbi, Luiza Mahin e Abdias do Nascimento.
Página a página, a publicação traz registros fundamentais sobre a influência das civilizações africanas na formação cultural, social e política no Brasil e no mundo.
Além da Agenda impressa, o site www.agendaafrobrasileira.com.br e as redes sociais (Facebook e Twitter) funcionam como uma fonte de pesquisa com atualização permanente. No site, o leitor encontrará ainda sugestões de atividades e jogos que poderão ser desenvolvidas com os estudantes em sala de aula.
Segundo Almeida, a interatividade é o grande diferencial da Agenda, pois é uma ferramenta importante para que o leitor consiga se aprofundar no assunto.
"Diante da carência de material subsidiário à matéria, essa publicação será uma contribuição significativa e que poderá facilitar o trabalho de pesquisa dos educadores", afirma.
A Agenda é ilustrada com imagens de obras de artistas africanos contemporâneos que compõem a exposição itinerante Transit_BR, mostra que em breve irá percorrer o Brasil.
As imagens também serão reproduzidas em um calendário, que será publicado com a Agenda. "Nossa intenção é despertar o olhar do leitor para uma África moderna, viva e atual", afirma Almeida.
A primeira edição da Agenda Afrobrasileira foi lançada em 1994. A publicação se tornou referência para pesquisadores e interessados no tema.
Após cinco edições o projeto foi interrompido e agora está sendo retomado com incentivo e apoio do Instituto Casa das Áfricas, da Galeria Soso e da fundação angolana Sindika Dokolo.
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
Consciência Negra: luta por igualdade de direitos não cessa
30/4 - 15:10 | EDUCAÇÃO PARA IGUALDADE
Especialistas defendem ensino de cultura negra e indígena nas IES
18/4 - 18:23 | LEGADO
História do País: Brasília terá museu da cultura negra
17/11 - 19:1 | CULTURA AFROBRASILEIRA
Exposição no metrô marca Mês da Consciência Negra em Brasília
28/10 - 12:19 | 20 DE NOVEMBRO
Atividades em comemoração ao mês da Consciência Negra no DF

