Brasília, quarta-feira, 18 de maio de 2011 - 12:41
CONSCIENTIZAÇÃO
Escolas públicas realizam caminhada contra abuso sexual de menores
Fonte: Correio Braziliense
De acordo com uma das coordenadoras da caminhada, Viviane Pontes, os estudantes aproveitaram o evento para distribuir panfletos e conscientizar a população
Estudantes e professores de escolas públicas do Paranoá e Itapoã realizaram uma caminhada na manhã desta quarta-feira (18), dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Toda a comunidade participou do evento. Segundo informações da assessoria da secretaria de educação do DF, a concentração aconteceu na quadra 31 do Paranoá e os participantes foram até a Praça Central da cidade.
De acordo com uma das coordenadoras da caminhada, Viviane Pontes, os estudantes aproveitaram o evento para distribuir panfletos e conscientizar a população.
"Começamos a semana com um ciclo de palestras, também tivemos uma semana de palestras nas escolas. Durante a caminhada, vários grupos participaram, igrejas, ministério público, estudantes, o pessoal de segurança, todos envolvidos, distribuindo panfletos e conscientizando a população", diz Viviane Pontes.
A data é lembrada em diversas entidades e órgãos ligados à defesa dos direitos humanos. Instituído por uma Lei Federal, o dia de mobilização nacional faz referência ao assassinato de Aracelli Cabrera Crespo, uma menina de oito anos, moradora de Vitória (ES), que foi brutalmente estuprada, torturada e morta em 1973. Os acusados do crime não foram punidos até hoje.
O evento principal, no dia de enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes, acontece às 14h, no Palácio do Planalto, com a entrega do prêmio Neide Castanha, criado para homenagear a assistente social mineira que morreu em janeiro de 2010.
Ela atuava em favor dos direitos de crianças e adolescentes e esteve à frente do comitê de enfrentamento à violência sexual.
De acordo com a assessoria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, serão premiadas boas práticas, produção de conhecimento, cidadania, protagonismo de crianças e adolescentes e responsabilidade social.
Também está prevista a participação de 40 estudantes de escolas do Paranoá na caminhada Siga Bem Criança, que terá concentração em frente ao Museu da República.
O projeto foi lançado em 2003, com o objetivo de tornar cada caminhoneiro um parceiro no combate à violência contra menores.
Últimas notícias
STF e PGR chancelam pejotização: risco de tornar CLT opcional aos patrões
5/2 - 18:20 |
O Brasil real rejeita precarização: 56% querem voltar à CLT e empreendem por falta de opção
2/2 - 17:30 |
Reformulação de ações serão debatidas em 1ª reunião de diretoria de 2026
15/1 - 11:3 |
Mercosul-União Europeia: salto estratégico ou armadilha de longo prazo? Análise preliminar
15/1 - 10:56 |
O Orçamento da inversão: bilhões para parlamentares, austeridade para os pobres
Notícias relacionadas
Brasil mobilizado contra violência às mulheres
13/3 - 10:27 |
8 de março: Flora Lassance: Ser mulher vale a pena; mas é preciso lutar
6/6 - 10:35 | RETROCESSO NA EDUCAÇÃO
14 perguntas e respostas para entender o movimento Escola Sem Partido
4/3 - 13:17 | DISPUTA DE CLASSE
Adilson Araújo*: Onda conservadora mira os direitos trabalhistas
24/2 - 11:6 | TRANSPORTE PÚBLICO
GDF fará cadastramento para Passe Livre Estudantil

