Brasília, quinta-feira, 25 de abril de 2013 - 17:26
ECONOMIA
Emprego formal cresce e sem carteira assinada cai em março
Fonte: Agência Brasil
Foram gerados 309 mil postos de trabalho a mais
O emprego sem carteira assinada caiu 7,2% em março, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, informou nesta quinta-feira (25) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou a Pesquisa Mensal do Emprego.
Já o emprego com carteira subiu 2,8%, com o aumento de 309 mil postos de trabalho, apesar de ter caído 0,5% em relação a fevereiro de 2013.
Com a variação mostrada na pesquisa, a participação dos trabalhadores sem carteira assinada na população ocupada caiu de 10,7% para 9,8% no período, enquanto a proporção de empregos formais subiu de 49,2% para 49,9%.
O número de trabalhadores sem carteira assinada nas regiões pesquisadas pelo IBGE totalizou 2,25 milhões em março.
Também houve aumento no número de pessoas que trabalham por conta própria, que corresponde a 18,1% da população, contra 18% no ano passado. Em números absolutos, o número de autônomos cresceu em 72 mil trabalhadores. A taxa de pessoas ocupadas como empregadores aumentou 0,9%.
Apesar da queda nacional, a taxa de ocupação sem carteira assinada cresceu 5,2% no Recife e 10% em Salvador. Nas regiões metropolitanas do Sudeste, houve queda mais acentuada: 11,9% em Belo Horizonte, 11,4% no Rio de Janeiro e 9,9% em São Paulo. Em Porto Alegre, a taxa ficou praticamente estável, com queda de 0,2%.
Últimas notícias
O Congresso que vem: pouca renovação, muito continuísmo
10/8 - 12:47 |
IA: entre o avanço tecnológico e o atraso produtivo
5/8 - 16:7 |
Quando a tragédia retorna como farsa
31/7 - 12:58 |
Nem reconstruir, nem reinventar, o sindicalismo precisa voltar a pulsar
31/7 - 12:42 |
O capitalismo órfão do Estado e a fantasia que desaba diante da realidade
Notícias relacionadas
O Congresso que vem: pouca renovação, muito continuísmo
10/8 - 12:47 |
IA: entre o avanço tecnológico e o atraso produtivo
31/7 - 12:42 |
O capitalismo órfão do Estado e a fantasia que desaba diante da realidade
31/7 - 12:27 |
Alvo da direita conservadora, o voto feminino pode definir os rumos das eleições
16/7 - 10:2 |
A IA ainda não destrói empregos. Apenas começou pelos jovens

