Brasília, terça-feira, 31 de janeiro de 2012 - 16:36
TRÂNSITO
Começa utilização de faixa exclusiva para ônibus na EPTG
Fonte: Clicabrasília
Multa para quem invadir a pista exclusiva dos ônibus será de R$ 53,23, além da perda de três pontos na carteira. As vias marginais, com os ônibus tradicionais, serão opção para quem descer em Vicente Pires, Guará e Águas Claras
Os motoristas devem ficar atentos às mudanças nas vias do Distrito Federal. A partir desta terça-feira (31), a Estrada Parque Taguatinga - Guará (EPTG) terá faixa exclusiva para ônibus.
A Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) foi a primeira a receber uma faixa exclusiva, em 27 de dezembro de 2011.
As multas começarão a ser emitidas, nas duas vias, a partir do dia 13 de fevereiro. Até lá, a fiscalização será constante instruindo os motoristas que ainda insistem em trafegar pela faixa exclusiva.
“Ainda há quem utilize as faixas, por isso, o momento é de instrução, sem multa. A partir de fevereiro, as penalidades serão emitidas”, afirma o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella.
A multa para quem invadir a pista exclusiva dos ônibus será de R$ 53,23, além da perda de três pontos na carteira.
Insegurança
Apesar do tempo dado para a adequação dos motoristas, muitos ainda estão confusos com a mudança. A servidora pública Renata Freitas acredita que não irá melhorar.
“O trânsito ainda está muito intenso. Na EPTG, será ainda pior, pois os motoristas irão perder duas faixas, já que uma é exclusiva e outra continuará sendo usada pelos ônibus comuns”, opina.
Opinião diferente tem o representante comercial Sérgio Tocci. Ele acredita que as faixas deveriam ter sido implementadas há mais tempo.
“Deveria ter há muito tempo, pois o trânsito daqui é péssimo. Tem ônibus e caminhão trafegando onde não devem. E com uma faixa específica para eles será melhor”, comenta.
Mais veículos
Táxis, veículos de transporte escolar e ônibus semiurbanos e interestaduais podem utilizar o corredor exclusivo para ônibus da EPNB.
O mesmo ocorre na EPTG, com mudança a partir desta terça (31). O diferencial é que nenhum veículo poderá parar na faixa exclusiva entre Taguatinga e a Octogonal, até a mudança dos ônibus, que atualmente têm porta no lado direito.
São oito quilômetros de faixas exclusivas na EPNB, que vão do viaduto do Pistão Sul ao viaduto da Candangolândia. A expectativa é diminuir a viagem em 20 minutos.
Na EPTG, a expectativa é de redução de até sete minutos. As vias marginais, com os ônibus tradicionais, serão opção para quem descer em Vicente Pires, Guará e Águas Claras. As faixas têm extensão de 11,5 km, atendendo uma região de cerca de 800 mil habitantes.
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
GDF fará cadastramento para Passe Livre Estudantil
17/8 - 11:3 | APROVADA NA CÂMARA
Lei antiterrorista pode criminalizar manifestantes
11/8 - 11:36 | EM NOME DA DEMOCRACIA
Executiva da CTB faz defesa radical do mandato de Dilma Rousseff
5/8 - 11:37 | LEGISLATIVO
Senado adia conclusão da reforma política
31/7 - 13:2 | ILEGALIDADE
SAEP trabalha para reverter irregularidades no Colégio São Camilo

