SAEP consolida Convenção 2025/2027 com pagamento retroativo e manutenção de direitos

Brasília-DF, quarta-feira, 19 de novembro de 2025


Brasília, quarta-feira, 19 de novembro de 2025 - 10:36

SAEP consolida Convenção 2025/2027 com pagamento retroativo e manutenção de direitos

Esse dispositivo da CCT reafirma trajetória de conquistas e estabilidade nas negociações conduzidas pelo Sindicato dos Auxiliares da Educação Privada

Nesta matéria da série “Por Dentro das Convenções Coletivas”, o SAEP lembra que firmou na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) 2025/2027, que reafirma a capacidade de negociação da entidade em defesa dos trabalhadores da educação privada, no segmento do Ensino Superior.

A Convenção Coletiva, que vale até 2027, preserva direitos, garante reajuste retroativo e mantém a política de valorização salarial construída ao longo dos últimos anos.

Leia tambémENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta

Entre os principais pontos, a Cláusula Terceira assegurou o pagamento do retroativo do piso salarial referente aos meses de maio e junho de 2025.

O valor total, de 10,64% sobre o piso salarial de abril de 2025, foi pago na forma de abono indenizatório, dividido em 2 parcelas iguais de 5,32%: a primeira foi até o quinto dia útil de setembro e a segunda até o quinto dia útil de outubro.

Leia tambémReajuste salarial simboliza avanços para trabalhadores da Educação Básica
 

Recomposição de perdas salariais

Essa conquista reafirma a marca histórica das negociações conduzidas pelo SAEP: a busca constante por recompor perdas salariais e garantir que o piso da categoria reflita as condições reais de custo de vida.

Leia também: SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica

Em convenções anteriores, o Sindicato obteve reajustes que acompanharam ou superaram a inflação, além de assegurar cláusulas sociais que ampliaram a proteção dos trabalhadores em áreas como saúde, alimentação e estabilidade contratual.

Resistência e avanço social

A Convenção Coletiva 2025/2027 também tem caráter simbólico.

Em contexto de pressões econômicas e de tentativa de flexibilização — supressão — de direitos trabalhistas, o SAEP demonstra que a negociação coletiva segue sendo instrumento essencial de resistência e avanço social.

A manutenção das conquistas e a inclusão do pagamento retroativo reforçam o compromisso do Sindicato com a valorização profissional e a melhoria contínua das condições de trabalho.

Com essa nova convenção, o SAEP dá continuidade à trajetória sólida de lutas e resultados concretos.

SAEP reafirma, mais uma vez, que organização, unidade e negociação responsável são os pilares para garantir dignidade e reconhecimento aos auxiliares da educação privada no DF.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com