Brasília, quinta-feira, 15 de março de 2012 - 16:51
DESENVOLVIMENTO
Pesquisa mostra Brasil em 2º lugar em expectativa de emprego
Fonte: Estadão
Empresários do Paraná são os mais otimistas com contratações, entre os quatro Estados brasileiros abrangidos pelo levantamento. Em seguida aparecem Minas Gerais, Rio de Janeiro e, por último, São Paulo
O Brasil aparece em segundo lugar em um ranking dos países com maior perspectiva de aumento de emprego, elaborado pelo ManpowerGroup. Das 850 empresas consultadas no País, 45% preveem elevar o número de funcionários no segundo trimestre deste ano. Outras 6% esperam reduzir a quantidade de empregados.
A diferença, que os pesquisadores chamaram de "expectativa líquida de emprego", foi de 39%, a segunda maior entre os 41 países analisados. O número subiu seis pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior, referente ao primeiro trimestre.
Somente a Índia ficou à frente do Brasil no ranking atual, com o indicador marcando 48%. O país em pior situação entre os analisados foi a Grécia, onde a expectativa líquida de redução de emprego é de 11%. Foram consultadas 65 mil companhias no mundo.
O setor de serviços é o responsável por alçar o Brasil ao segundo lugar no ranking internacional. Os empregadores nessa área têm uma expectativa de emprego líquida de 55%, dez pontos porcentuais acima do verificado na pesquisa anterior, referente ao primeiro trimestre deste ano.
Também contribuiu para a boa colocação do País no ranking o segmento que os pesquisadores chamaram de "administração pública/educação", com 46% de expectativa de aumento de emprego.
Essa categoria abrange o governo e também prestadores de serviço ligados à administração pública, como transportes. No setor de construção civil, outro destaque, a expectativa líquida atinge 40% dos empregadores.
A indústria, setor em que o nível de emprego caiu 2% de agosto do ano passado até janeiro de 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou perspectiva líquida de contratação de apenas 33% na pesquisa.
Otimismo
Os empresários do Paraná são os mais otimistas com contratações, entre os quatro Estados brasileiros abrangidos pelo levantamento. A expectativa líquida de emprego entre os empregadores paranaenses é de 42%.
Em seguida, aparecem Minas Gerais (41%), Rio de Janeiro (37%) e, por último, São Paulo (35%). Na capital paulista, o indicador marcou 40%.
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
3/11 - 17:26 |
Câmara pode votar nesta semana licença-paternidade de 30 dias
3/11 - 12:40 |
Desmantelaram direitos e endureceram a vida
31/10 - 10:42 |
“Negociado sobre o legislado” desmantelou o Direito do Trabalho

