Brasília, quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 - 18:50
TÍTULO
Brasília: 2012 é Ano da Valorização como Patrimônio Cultural
Fonte: Portal Vermelho
Neste ano comemora-se os 25 anos que Brasília tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou nesta quarta-feira (25) decreto que institui 2012 como o Ano da Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Em março, uma comissão da Unesco virá a Capital Federal para avaliar com o governo as demandas relativas ao tombamento.
Está prevista para o mesmo mês a realização de audiência pública sobre o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB).
O administrador de Brasília, Messias de Souz, disse que após a discussão com a sociedade, o governo mandará o projeto para a Câmara Legislativa.
Preservação
"O título de Patrimônio Cultural da Humanidade é muito importante para Brasília. Com as ações que estão tendo início hoje, vamos mobilizar todo o governo e a sociedade para que o patrimônio seja preservado da forma mais adequada possível e possa ser usufruído por todos os brasilienses, brasileiros e turistas estrangeiros", destacou o governador Agnelo Queiroz.
Para o governador, o desafio é promover o desenvolvimento econômico, urbano e sustentável do Distrito Federal, aliado à preservação do patrimônio.
"Precisamos gerar emprego e renda ao mesmo tempo em que vamos cuidar do tombamento da cidade. Com o decreto assinado hoje, é isso que vamos colocar em prática", afirmou.
Em 2012 comemora-se os 25 anos que Brasília tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inscrição ocorreu em 7 de dezembro de 1987.
A capital federal detém a maior área tombada do mundo (112,5km²), sendo o único bem contemporâneo a receber tal distinção.
O título é destinado a monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.
A honraria foi criada em 1972 pela Unesco para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade.
Últimas notícias
Reformulação de ações serão debatidas em 1ª reunião de diretoria de 2026
15/1 - 11:3 |
Mercosul-União Europeia: salto estratégico ou armadilha de longo prazo? Análise preliminar
15/1 - 10:56 |
O Orçamento da inversão: bilhões para parlamentares, austeridade para os pobres
7/1 - 20:1 |
3 anos do 8/1: dia de celebrar a democracia contra o golpismo bolsonarista
6/1 - 18:27 |
Isenção do IR pode render 14º salário de até R$ 4 mil para quem ganha R$ 5 mil mensais
Notícias relacionadas
Maio Laranja: proteger crianças e adolescentes é tarefa de todos
13/3 - 10:27 |
8 de março: Flora Lassance: Ser mulher vale a pena; mas é preciso lutar
8/3 - 10:26 |
Dia Internacional da Mulher
8/7 - 12:10 | DENUNCIANDO O GOLPE
Em defesa da educação: Desmontando as mentiras de um governo golpista
6/6 - 10:35 | RETROCESSO NA EDUCAÇÃO
14 perguntas e respostas para entender o movimento Escola Sem Partido

