Brasília, segunda-feira, 16 de dezembro de 2024 - 19:39
Reforma Tributária: mantida isenção às bolsas de estudo dos trabalhadores
Fruto de atuação persistente da Contee no Congresso, regulamentação da medida protege princípios constitucionais e contribui para ambiente educacional mais justo e eficiente
Atuação da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) — entidade à qual o SAEP é filiado — é reconhecida pela presidente do Sindicato, Maria de Jesus, em prol da aprovação, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal, de emenda proposta pela entidade nacional ao relatório final da regulamentação da Reforma Tributária.
O PLP (Projeto de Lei Complementar) 68/24 foi aprovado pelo plenário da Casa, em caráter de urgência. Texto assegura isenção às bolsas de estudos concedidas por instituições de ensino aos trabalhadores, por meio de convenções e acordos coletivos. Matéria segue para nova deliberação na Câmara dos Deputados.
Emenda sugerida pela Confederação prevê isenção de tributação sobre benefícios educacionais, “como bolsas de estudo e/ou desconto nas parcelas de anuidades ou semestralidades, concedidas por instituições de ensino a seus empregados professores e administrativos, ou a seus dependentes”.
Luta diária
Em mensagem de vídeo, o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, explicou que o resultado é fruto de luta diária, durante 3 semanas em conversas com os parlamentares, em defesa dessa pauta.
Empenho focou a preocupação sindical com a manutenção do acesso ao benefício.
“Portanto, uma vitória importante da nossa categoria de todo o Brasil, na perspectiva de garantir, na Reforma Tributária, a regulamentação daquilo o que nós conquistamos ao longo de muitos anos, que é a luta pelas bolsas de estudos de todos os professores e auxiliares de Educação de todo o Brasil”, ressaltou Reis.
Medida concretiza, ainda, defesa de princípios constitucionais e a valorização profissional, por meio de melhores condições de trabalho. Manter a isenção é, portanto, contribuição fundamental “para um ambiente educacional mais justo e eficiente, com reflexos positivos na formação de gerações futuras”, pontuou a Confederação.
Saiba mais no portal de Notícias da Contee.
Últimas notícias
Reformulação de ações serão debatidas em 1ª reunião de diretoria de 2026
15/1 - 11:3 |
Mercosul-União Europeia: salto estratégico ou armadilha de longo prazo? Análise preliminar
15/1 - 10:56 |
O Orçamento da inversão: bilhões para parlamentares, austeridade para os pobres
7/1 - 20:1 |
3 anos do 8/1: dia de celebrar a democracia contra o golpismo bolsonarista
6/1 - 18:27 |
Isenção do IR pode render 14º salário de até R$ 4 mil para quem ganha R$ 5 mil mensais

