Pesquisa sobre violência nas escolas chama os educadores para respondê-la

Brasília-DF, sábado, 7 de dezembro de 2024


Brasília, terça-feira, 9 de julho de 2024 - 18:1      |      Atualizado em: 15 de julho de 2024 - 7:26

Pesquisa sobre violência nas escolas chama os educadores para respondê-la

Iniciativa do Onve investiga, em todo o País, atos praticados contra esses profissionais no Brasil. E ainda reflexos no ensino e aprendizado dentro das escolas

Foto: reprodução divulgação Onve.

A pesquisa “Violência contra educadores como ameaça à educação democrática: um estudo sobre a perseguição de educadores no Brasil” traz à reflexão essa questão que tem ganhado os noticiários. 

Realizado pelo Onve (Observatório Nacional da Violência), com apoio do MEC (Ministério da Educação), o estudo vai coletar dados de profissionais de todas as regiões e níveis de educação.

A presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva ressalta a importância de atender ao chamado e responder o questionário. “É um assunto que nos preocupa, porque temos visto casos de agressões a trabalhadores da educação em todo o País”, aponta Maria de Jesus.

“E, infelizmente, isso aumentou, especialmente, durante o governo Bolsonaro, tanto por meio de injúrias e ofensas quanto por ataques físicos mesmo”, acrescenta.

Sigilo garantido

Trata-se de pesquisa voluntária e sem custos, cujos dados serão analisados de maneira anônima, sem identificar o participante. A consulta será por meio de questionário com 81 perguntas, disponível no site do Observatório, até dia 21 de agosto.

O resultado vai ser armazenado em banco de dados seguro e confiável. Com base na análise, o Onve espera que seja possível criar políticas públicas e mecanismos de acolhimento, proteção e fortalecimento social da identidade docente e da autoestima de educadores.

Desse modo, o Observatório reforça, ainda, a importância de a “reconstrução da legitimidade social da escola e dos(as) educadores(as) como central para o desenvolvimento democrático da sociedade”.

Sobre o Observatório

O Onve é fruto de parceria entre a Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão), do MEC e a Faculdade de Educação da UFF (Universidade Federal Fluminense).

A pesquisa foi idealizada pelo Need-UFF (Núcleo de Estudos em Educação Democrática da UFF), em parceria com a Abeh (Associação Brasileira de Ensino de História) para ser feita com profissionais da educação de todos os níveis e etapas.









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