Brasília, quarta-feira, 29 de setembro de 2010 - 0:1
AÇÃO SINDICAL
SAEP atende chamado de auxiliares do Espaço do Saber
Por: Daiana Lima
Diretores do Sindicato esclarecem dúvidas das trabalhadoras e propõem acordo coletivo para a direção da creche
Devido às várias dúvidas em relação aos direitos trabalhistas e à necessidade de esclarecimentos sobre a entidade sindical, os auxiliares de educação da Creche Espaço do Saber pediram reunião com os diretores do SAEP na instituição.
O encontro aconteceu, nesta segunda-feira (27), e foi conduzido pelos diretores do Sindicato Mário Lacerda e José Edvaldo Nascimento. A reunião foi dividida em dois grupos para que todas as auxiliares de ensino pudessem participar.
Os principais temas abordados foram:
- financiamento do Sindicato: acontece por meio da contribuição sindical, taxa assistencial e mensalidade dos filiados;
- atestado médico: não há número limite para dar atestado médico, ou seja, se precisar, o trabalhador tem direito a dar atestado médico;
- atestado de acompanhamento: no caso do atestado de acompanhamento a CCT estabelece abono de até 8 faltas por ano com a apresentação do atestado médico, porém, o Sindicato pede bom censo para as instituições ao analisarem os casos das trabalhadoras que são mães;
- férias: após 12 meses de trabalho o empregado tem direito a 30 dias de férias remuneradas;
- recesso escolar: No caso do Espaço do Saber, as trabalhadoras tinham direito, além das férias, de 15 dias de recesso no fim do ano, o que a instituição quer mudar, transformando esse recesso em parte das férias. A insatisfação é por causa, também, ao fato de algumas já terem gozado do período de férias e terem mais 15 dias de recesso;
- hora-extra: a jornada de trabalho deve ser de até 8 horas diárias e 44 semanais, podendo ser prorrogada por até 2 horas, estas, portanto, devem ser pagas como horas-extras com adicional de pelo menos 50% do valor normal da hora de trabalho;
- vale-transporte: a instituição tem a política de contratar pessoas que residem próximas ao local de trabalho para não precisar pagar o vale-transporte, no entanto, algumas trabalhadoras reivindicam o benefício garantido por lei; e
- auxílio-alimentação: essa grita da categoria também foi um dos temas abordados na instituição, pois algumas auxiliares, as que moram longe da creche, recebem o auxílio-alimentação e as outras não.
Após esclarecer as dúvidas das trabalhadoras da Creche Espaço do Saber, o advogado e o diretor do SAEP, Mário Lacerda, chamou a atenção das trabalhadoras para a importância de fortalecer o Sindicato para poder garantir e conquistar mais direitos para a categoria.
"Quanto maior nós formos, quanto maior o número de filiados, mais forte é o Sindicato para negociar com os patrões, para lutar pelas reivindicações dos trabalhadores", disse Lacerda.
Acordo coletivo
Depois da reunião com as auxiliares de educação do Espaço do Saber, os diretores do SAEP levaram ao conhecimento da direção da creche as reivindicações das trabalhadoras para negociar algumas propostas.
Com o objetivo de valorizar as auxiliares da instituição, os representantes do SAEP propuseram que seja criado um acordo coletivo no estabelecimento de ensino.
A proprietária da creche ouviu os diretores, esclareceu algumas reivindicações e se comprometeu a se reunir outra vez com o Sindicato para tratar do acordo coletivo.
Também será agendada outra reunião com as trabalhadoras do Espaço do Saber para uma nova conversa com as auxiliares e para apresentar a proposta do acordo na instituição.
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
28/10 - 16:23 |
PL de Contarato mira fraudes na “pejotização” e promete equilibrar direitos e segurança jurídica
21/10 - 15:43 |
A pejotização é a nova face da precarização do trabalho
20/10 - 10:24 |
Os invisíveis da educação: sem eles, as escolas não funcionam
13/10 - 14:54 |
15 de outubro: Dia do Trabalhador em Educação é celebrado com descanso garantido em Convenção Coletiva

