Brasília, terça-feira, 9 de dezembro de 2008 - 0:50 | Atualizado em: 26 de fevereiro de 2009
ANÁLISE
Metalúrgicos do ABC denunciam ´espetáculo do caos´ na mídia
Fonte: Tribuna Metalúrgica
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, defende que a crise da agiotagem seja analisada em sua perspectiva correta, sem a escandalização promovida pelos meios de comunicação.
"Os problemas não devem ser minimizados - mas também não podem ser aumentados", afirmou Sérgio Nobre à Tribuna Metalúrgica. "Em um contexto em que a expectativa é muito alta, dramatizar a situação aprofunda as dificuldades", acrescenta Nobre. "Economia também é um estado de espírito. Se todos acreditarem que tudo está perdido, tudo se perderá."
O sindicalista lembra que, até setembro, consumo, produção e emprego cresciam a um ritmo recorde para a década. A partir daquele mês, no entanto, a crise da agiotagem criou outro ambiente, que foi agravado por fatores psicológicos devido a férias coletivas ou paralisações técnicas não-planejadas - os dois mais em virtude do aumento da incerteza geral do que por fatos objetivos.
Sérgio Nobre quer separar fatos - problemas no crédito, queda nos preços de produtos para exportação, redução do nível de atividade mundial - a avaliação dos fatos. Segundo ele, se um consumidor acha que a crise será muito brava e passar a temer por seu emprego, a tendência será reduzir suas compras. Reduzindo, derruba a produção e a empresa demite.
"É assim que se forma a espiral da recessão", explica o dirigente. Como esses movimentos não se dão em cima de dados objetivos, mas da sensação sobre o que poderá acontecer, o papel dos meios de comunicação passa a ser fundamental e poderá se constituir em um tiro no pé.
"Não se trata da imprensa sonegar informações - mas de saber como tratar as notícias em ambientes nervosos", finaliza o presidente do sindicato.
Últimas notícias
Câmara aprova PDL que retira proteção de meninas vítimas de estupro; vai ao Senado
6/11 - 10:50 |
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
Notícias relacionadas
Centrais sindicais debatem custeio na Câmara dos Deputados
5/7 - 10:57 | EDUCAÇÃO
Avanços no PNE não podem ser desconsiderados, diz especialista
28/6 - 12:48 | SINDICATO EM AÇÃO
Assembleia geral aprova exercício fiscal de 2015
28/6 - 11:1 | GOLPE EM QUEDA
Relatório da comissão de impeachment conclui que Dilma não "pedalou"
27/6 - 12:10 | DESGOVERNO NOTÓRIO
Governo e base parlamentar estão desmontando o Estado brasileiro

