Brasília, sexta-feira, 20 de novembro de 2009 - 11:22
RESUMO DA SEMANA
Câmara aprova primeiro projeto do marco regulatório do pré-sal
Por: Marcos Verlaine*
Temer cria comissão informal para debater redução da jornada de trabalho
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (18), o primeiro, dos quarto projetos de lei, sobre o marco legal do pré-sal. Trata-se do o PL 5.939/09, que cria a Petrosal. A empresa vai gerenciar todos os contratos de exploração e produção de petróleo e de gás na área do pré-sal sob o novo modelo de partilha proposto pelo Governo.
A nova empresa não vai executar nenhuma tarefa direta de exploração ou comercialização.
Nesta semana a Casa criou uma comissão informal que vai debater a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O colegiado é composto por deputados que representam os empresários, que são contrários a redução por meio de norma constitucional; e os que representam os trabalhadores, portanto, favoráveis redução da jornada.
Ainda no âmbito da Câmara merece destaque a aprovação, pela CCJ, do parecer favorável, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), ao PL 3.299/08, que extingue o fator previdenciário.
Na próxima segunda-feira (23), o Governo e as centrais se encontrarão para tentar chegar a um acordo acerca do projeto, que divide essas entidades, pois três são favoráveis ao substitutivo do deputado Pepe Vargas (PT-RS), que entre outras questões propõe aumento real de 2,5% aos benefícios da Previdência acima de um mínimo, em 2010, e novamente, em 2011, e outras três são contrárias.
Corte eleitoral
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, na última quarta-feira (18), a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha como substituta do ministro Joaquim Barbosa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Barbosa renunciou na terça-feira (17) ao seu cargo no TSE devido a problemas de saúde que, segundo ele, o impedem de se dedicar a dois tribunais.
Economia
Relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado, na última quinta-feira (19), afirma que o Brasil deve crescer 4,8% em 2010. Para 2011, a previsão da OCDE é de que o Brasil cresça 4,5%. Segundo o documento da entidade, o Economic Outlook, haverá recuperação econômica e crescimento em quase todas as regiões do mundo no próximo ano.
Cinebiografia de Lula
O filme "Lula, o Filho do Brasil", de Fábio Barreto, foi exibido, na última terça-feira (17), no Teatro Nacional de Brasília, em pré-estreia no 1º dia do Festival de Cinema de Brasília.
O longa-metragem é uma cinebiografia do presidente, inspirada em livro de Denise Paraná, que procura mostrar a vida de Lula, antes de ser o sindicalista que chegou à Presidência da República.
(*) Jornalista, analista político e assessor parlamentar do Diap
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
Câmara pode votar nesta semana licença-paternidade de 30 dias
31/10 - 10:35 |
Congresso assegura isenção permanente do IR até R$ 5 mil
27/10 - 17:37 |
Trabalhadores à beira do esgotamento: Brasil precisa encarar a redução da jornada como pauta urgente
16/10 - 10:16 |
Mínimo sobe para R$ 1.631 em 2026, alta nominal de 7,44% sobre piso atual
24/9 - 17:21 |
Rejeição unânime: CCJ do Senado “enterra” PEC da Blindagem

