Brasília, segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 - 17:48
DESENVOLVIMENTO
DF registra menor taxa de desemprego dos últimos 20 anos
Fonte: Portal Vermelho
Secretário de Trabalho afirma que o que falta não é emprego, mas qualificação
O Distrito Federal registrou a menor taxa de desemprego na série histórica da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) desde 1.992.
Pela primeira vez em 20 anos de análise, os índices foram inferiores a 11%, reduzindo de 11,4%, em outubro, para 10,9% em novembro deste ano. A criação de postos de trabalho em ritmo acelerado no Distrito Federal, superior ao crescimento da População Economicamente Ativa, foi a principal causa para a diminuição do número de desempregados.
Conforme os dados da Secretaria do Trabalho (Setrab), desde novembro do ano passado já foram gerados no DF um total de 58 mil postos de trabalho, totalizando 1,3 milhão de ocupados no Distrito Federal.
"O que falta não é emprego, mas qualificação. Por isso o GDF, por meio da Secretaria de Trabalho, tem investido em programa de qualificação com vários programas, como o Qualificopa e o + Autonomia", afirmou o secretário de Trabalho, Bispo Renato Andrade dos Santos.
"O mais importante é que a geração de emprego aqui está em um ritmo muito maior que no resto do país. Onde houve desaceleração da geração dos postos de emprego em relação a 2011", destacou o presidente do Codeplan, Júlio Miragaya, ao informar que uma pesquisa recente do Ministério do Trabalho revelou que o DF é a única unidade da Federação onde a quantidade de postos de trabalhos está acelerando.
De acordo com o estudo, a redução do desemprego está diretamente ligada ao crescimento do número de ocupados no setor de Serviços, na Indústria de Transformação e na Construção. Além disso, no setor privado houve aumento do assalariamento com carteira assinada (2%) e redução do assalariamento sem carteira assinada (-1,9%).
Últimas notícias
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
4/11 - 12:1 |
Supremo proíbe reajuste de mensalidades de planos de saúde acima dos 60 anos
Notícias relacionadas
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
3/11 - 17:26 |
Câmara pode votar nesta semana licença-paternidade de 30 dias
3/11 - 12:40 |
Desmantelaram direitos e endureceram a vida
31/10 - 10:42 |
“Negociado sobre o legislado” desmantelou o Direito do Trabalho

