Brasília, segunda-feira, 21 de outubro de 2024 - 18:56 | Atualizado em: 31 de outubro de 2024 - 9:42
MTE abre inscrições para curso gratuito de energia fotovoltaica no Distrito Federal
Programa Manuel Querino oferece 75 vagas para capacitação em montagem e instalação de sistemas de energia solar no Varjão
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está com inscrições abertas até 7 de novembro para o curso gratuito de Energia Fotovoltaica, oferecido no Varjão, Distrito Federal, através do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional.
O curso, realizado pela Associação Alternativa Terrazul, uma das 20 entidades da Organização da Sociedade Civil (OSC) parceira do MTE para promover a qualificação profissional em todo o Brasil, capacitará os alunos para montar e instalar sistemas de energia solar, além de abordar normas, segurança, e responsabilidade socioambiental
Além de aprender a montar e instalar sistemas de energia solar fotovoltaica, o aluno terá aulas de normas e regulamentações do setor, práticas de segurança no trabalho, orientações para o desenvolvimento profissional, responsabilidade socioambiental e letramento digital.
Estão disponíveis 75 vagas, distribuídas em 25 para cada turno. As aulas teóricas e práticas ocorrerão de 11 de novembro a 6 de dezembro, na Casa São José, no Varjão. As inscrições podem ser realizadas presencialmente no local do curso ou através por aqui.
Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional
Em setembro de 2024, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, firmou parceria com 20 OSCs, por meio do Programa Manuel Querino, para qualificar 15 mil trabalhadores, com investimento de R$ 24 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Desde sua criação, o PMQ já pactuou mais de 182 mil vagas para qualificação, em parceria com estados, municípios, o Sistema Nacional de Emprego (Sine), além de universidades e institutos federais. O MTE prevê investir R$ 285 milhões na qualificação até a metade de 2025.
Publicação original do Portal do MTE.
Últimas notícias
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
4/11 - 12:1 |
Supremo proíbe reajuste de mensalidades de planos de saúde acima dos 60 anos
3/11 - 17:26 |
Câmara pode votar nesta semana licença-paternidade de 30 dias
3/11 - 12:40 |
Desmantelaram direitos e endureceram a vida
31/10 - 10:42 |
“Negociado sobre o legislado” desmantelou o Direito do Trabalho

