Brasília, quarta-feira, 5 de dezembro de 2012 - 16:32
NOVA LEI
Senado aprova vale cultura de R$ 50 para trabalhadores
Fonte: Agência Senado
Projeto tem a finalidade de garantir e ampliar o acesso dos cidadãos brasileiros aos bens e serviços culturais
A concessão de um vale-cultura de R$ 50 mensais para o trabalhador regido pela CLT e que ganha até cinco salários mínimos deu mais um passo para se tornar lei.
De iniciativa da deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), o projeto que assegura o benefício foi aprovado nesta quarta-feira (5) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ).
Segue agora para o exame da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa (CE).
Relatado pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente da CCJ, o projeto (PLC 114/2012) institui o Programa de Cultura do Trabalhador, com a finalidade de garantir e ampliar o acesso dos cidadãos brasileiros aos bens e serviços culturais.
O objetivo é estimular o trabalhador a conhecer equipamentos e eventos artísticos e culturais, de forma que ele exerça seu direito social à cultura.
Eunício Oliveira entendeu que o texto, além de aproximar o trabalhador desses eventos, será capaz de estimular a geração de trabalho, renda e emprego "por meio de um maior e mais democrático desenvolvimento da economia da cultura".
O senador acrescentou que o projeto possibilitará ao empregador fornecer aos empregados um benefício dirigido ao consumo de bens e serviços culturais, cujo valor será deduzido do imposto sobre a renda devido pela pessoa jurídica beneficiária.
De acordo com Eunício Oliveira, o texto é idêntico ao Projeto de Lei 5.798/09, do Executivo, que resultou de estudo do Ministério da Cultura com base em contribuições de artistas, criadores e entidades culturais.
Últimas notícias
Auxiliares da Educação Básica terão reajuste de 5,11% no DF
15/5 - 9:26 |
Quando a política morre, a barbárie governa
15/5 - 9:19 |
Pressão cresce por fim da escala 6x1 e Câmara acelera votação da nova jornada de trabalho
14/5 - 14:47 |
Mulheres expõem desgaste extremo da escala 6x1 e pressionam Câmara por jornada digna
13/5 - 9:58 |
As vítimas da Covid e a memória sem justiça
Notícias relacionadas
Quando a política morre, a barbárie governa
28/4 - 18:35 |
Alencar Santana e Leo Prates assumem comissão sob articulação de Hugo Motta e aceleram PEC da jornada
10/4 - 11:29 |
A guerra permanente do Estado contra o próprio povo
10/4 - 11:13 |
O apocalipse que nunca chega e a velha ladainha contra redução da jornada
7/4 - 19:58 |
Catastrofismo reciclado: patronais repetem roteiro contra redução da jornada e ignoram evidências históricas

