Marinho defende nova legislação trabalhista ao tomar posse no MTE

Brasília-DF, quinta-feira, 25 de abril de 2024


Brasília, quinta-feira, 5 de janeiro de 2023 - 11:55      |      Atualizado em: 9 de janeiro de 2023 - 16:12

NOVA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Marinho defende nova legislação trabalhista ao tomar posse no MTE


Fonte: https://contee.org.br/marinho-defende-nova-legislacao-trabalhista-ao-tomar-posse-no-mte/

Ao assumir o Ministério do Trabalho e Emprego, o deputado eleito e licenciado do PT-SP, Luiz Marinho defendeu nova legislação trabalhista, com o objetivo de aumentar a produtividade no Brasil

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Crítico da atual reforma, Marinho avaliou que o caminho para as mudanças nas relações do trabalho do País está no crescimento da economia brasileira.

“Quero declarar que iremos em pouco tempo, por meio do diálogo tripartite [governo, empresários e centrais sindicais] e juntamente com o Congresso Nacional, construir uma legislação que modernize os nossos sistemas sindical e de relações do trabalho”, disse.

Política para o piso nacional

Marinho também destacou que pretende dialogar com o Congresso Nacional e levar proposta para preservar permanentemente o salário mínimo acima da inflação.

“Vamos apresentar uma proposta de valorização real do salário mínimo ao presidente Lula”, acrescentou Marinho durante a cerimônia de transmissão do cargo, em Brasília, realizada nesta terça-feira (3).

“Queremos e precisamos aumentar a produtividade do trabalho para gerar valor para a nossa economia”, comentou ele.

Legislação trabalhista

O ministro disse ainda que vai priorizar diálogos tripartites para construir legislação que modernize o sistema sindical e de relações de trabalho para aproximar das melhores práticas existentes no mundo. Afirmou ainda que não voltará com o imposto sindical.

“Fortalecimento [dos sindicatos] passa pelo processo de privilegiar a negociação coletiva. Imposto sindical esquece, isso não existirá mais no Brasil”, disse Marinho, ao deixar a cerimônia de transmissão de cargo no Ministério, em Brasília.

Protagonismo do trabalho

O novo ministro também disse no discurso que levará a agenda da pasta ao centro das decisões políticas. Ele afirmou ainda que o trabalho será o instrumento para acabar com a fome e reduzir a pobreza no País.

“Farei de tudo para que a agenda do trabalho tenha protagonismo e para que esteja no centro das decisões políticas do País”, destacou.

De acordo com Marinho, o trabalho dele, com o presidente Lula, será de transformar o Brasil com “empregos dignos, bons salários, proteção sindical e previdenciária para todos e todas do País”.

O ministro disse ainda que os empregos serão a base do avanço da economia. “Um país onde o trabalho será instrumento fundamental para acabar com a fome, reduzir a pobreza”, ressaltou.

Diap









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com