Cultura aprova feriado nacional para Dia da Consciência Negra

Brasília-DF, quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024


Brasília, terça-feira, 18 de novembro de 2014 - 15:16

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Cultura aprova feriado nacional para Dia da Consciência Negra


Fonte: Diap

Projeto ainda vai tramitar nas comissões de Direitos Humanos, e de Constituição e Justiça

A Comissão de Cultura da Câmara aprovou, na última quarta-feira (12), projeto de lei (PL 6.787/13) que transforma o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, em feriado nacional. Atualmente, na mesma data é celebrado o Dia Nacional de Zumbi, feriado em vários municípios e estados em diversas regiões do Brasil.

Com essa votação, a Câmara dos Deputados mostra ao País a importância de um assunto que é atual, mesmo no século 21, quando ainda são registrados vários episódios de racismo e de outras formas de preconceitos, avalia o deputado Renato Simões (PT-SP), autor da proposta.

“A comissão dá uma demonstração de civilidade, ao aprovar a matéria. Além de relembrar a resistência do negro à escravidão imposta desde a primeira leva de africanos para as terras brasileiras, o feriado nacional se constituirá num momento de conscientização da importância do negro para a formação da cultura e sua participação na história do Brasil”, afirmou o deputado.

O projeto ainda vai tramitar nas comissões de Direitos Humanos, e de Constituição e Justiça (CCJ). A tramitação é em caráter conclusivo, ou seja, sem obrigatoriedade de votação no plenário da Câmara.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com