Brasília, terça-feira, 17 de março de 2009 - 16:28
PROJETO DE LEI
Matrícula escolar poderá exigir declaração de raça/cor
Fonte: Jornal do Brasil
Projeto de Lei (PLC) 79/06 institui a obrigatoriedade de incluir o quesito nas fichas de matrícula e nos dados cadastrais das instituições de educação básica e superior, públicas ou privada
De autoria do deputado Ivan Valente (PSol/SP), a proposição tem como objetivo oferecer dados mais precisos sobre a população escolar para facilitar a elaboração de políticas afirmativas, como a adoção do sistema de cotas. Na Câmara dos Deputados, o projeto já foi aprovado pelas comissões de Educação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
"As pessoas não gostam de assumir que há racismo no Brasil", afirma Valente. "Mas existe sim. E esse mecanismo vai colaborar na elaboração de políticas afirmativas para superar o racismo no país. Na Câmara, passou com facilidade. Quem ataca essa iniciativa são os que atacam a política de cotas, é a meritocracia".
O relator do projeto no Senado, senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), ressalta que a proposta não interfere na autonomia das instituições escolares, nem importa em impacto financeiro para o orçamento público. E que o levantamento já realizado pelo IBGE nem sempre corresponde à realidade.
Segundo o relator, de certa maneira, essa medida já foi adotada pelo Ministério da Educação quando, em 2005, incluiu o item cor/raça no Censo Escolar. Inácio Arruda acredita que as escolas têm melhores condições de efetuar o procedimento pela proximidade com os estudantes e comunidade. A auto-declaração já consta nas fichas de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema de Avaliação do Ensino Básico.
Pelo projeto, o recolhimento dos dados devem ser feitos pelas instituições no ato da matrícula, mediante auto-declaração do estudante, quando este for maior de 16 anos. Se o estudante estiver abaixo dessa faixa etária, a declaração deve ser feita pelos pais ou responsáveis.
"Essa é uma demanda dos movimentos sociais", afirma a professora da Universidade de Brasília (UnB) e integrante da Associação Nacional de Pesquisadores Negros, Denise Botelho.
"Como desenvolver políticas afirmativas para os grupos de exclusão social se não houver um levantamento confiável da população educacional?".
Últimas notícias
Câmara aprova PDL que retira proteção de meninas vítimas de estupro; vai ao Senado
6/11 - 10:50 |
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
Notícias relacionadas
Câmara aprova PDL que retira proteção de meninas vítimas de estupro; vai ao Senado
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
3/11 - 17:26 |
Câmara pode votar nesta semana licença-paternidade de 30 dias

