O Dia do Professor nasceu de 2 histórias de luta e afeto

Brasília-DF, segunda-feira, 20 de outubro de 2025


Brasília, segunda-feira, 20 de outubro de 2025 - 9:50

O Dia do Professor nasceu de 2 histórias de luta e afeto

Educador cansado e parlamentar estadual negra transformaram o reconhecimento dos docentes em causa nacional

Tudo começou em 1947, na sala dos professores do Ginásio Caetano de Campos, em São Paulo. O docente Salomão Becker percebeu o cansaço dos colegas e sugeriu pausa para reflexão e confraternização, inspirada em tradição da cidade natal, Piracicaba.

Assim, nasceu o Dia do Professor, inicialmente celebrado apenas na escola — proposta simples, mas com grande impacto.

A data escolhida, 15 de outubro, remetia à Lei Imperial de 1827, que criou o ensino público primário no Brasil, sancionada por Dom Pedro 1º. O gesto de Becker rapidamente se espalhou por outras instituições e, no ano seguinte, virou lei estadual em São Paulo.

“Ele teve uma ideia simples, mas profundamente humana: criar 1 dia de pausa, de troca e de reconhecimento entre os professores”, disse o pesquisador Rinaldo Allara Filho à BBC News Brasil.

Antonieta de Barros: pioneira e inspiração
Na mesma época, em Santa Catarina, a professora e deputada estadual Antonieta de Barros (1901–1952) propôs lei que instituiu o Dia do Professor como feriado escolar no estado.

Filha de ex-escrava e a primeira mulher negra eleita no Brasil, Antonieta foi professora, jornalista e ativista. Para ela, valorizar o magistério era afirmar o papel da educação como instrumento de democracia e inclusão social.

“Antonieta nos inspira com sua resiliência e visão política”, destacou o educador Ítalo Curcio, também ouvido pela BBC News Brasil.

Reconhecimento nacional
Em 1963, o então presidente João Goulart transformou o Dia do Professor em feriado escolar nacional, e consolidou as iniciativas de Becker e Antonieta.

Pesquisadores apontam que o gesto foi marco simbólico na valorização docente, embora os desafios da categoria permaneçam até hoje.

“A celebração é um reconhecimento afetivo, mas ainda falta valorização profissional e condições dignas de trabalho”, observa Allara.

Raízes da valorização docente
O professor Vicente de Paula da Silva Martins, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, lembra que o 15 de outubro também marca a promulgação da primeira lei brasileira sobre educação pública.

O decreto de 1827, explica ele, foi o marco fundador da docência no País, tendo estabelecido direitos, deveres e remuneração.

“Escolher essa data é reconhecer a origem legal e simbólica da profissão de professor no Brasil”, afirmou Martins.

Legado de Becker e Antonieta
Para especialistas, as histórias de Becker e Antonieta se complementam: ele, com a sensibilidade da convivência em sala de aula; ela, com a força política e a luta por igualdade.

Ambos plantaram as sementes do que se tornaria um dos dias mais significativos da educação brasileira — lembrete anual de que a valorização do professor deve ir além da celebração simbólica.

Esta matéria é um resumo da longa matéria da BBC News Brasil. Quem desejar pode lê-la na íntegra: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c8r0xpnm0xlo.amp

 









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