Brasília, quinta-feira, 25 de outubro de 2012 - 17:54
ACESSO À MORADIA
Sistema de Financiamento habitacional poderá incluir móveis
Fonte: Agência Senado
Relator do projeto entende que o financiamento deve abranger os móveis, por representar menor custo para o tomador do financiamento do que os cobrados por financeiras e lojas que financiam móveis
Custos com móveis podem passar a fazer parte de operações de financiamento realizadas pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Esse é o objetivo de projeto de lei que altera as normas do sistema financeiro para aquisição da casa própria (Lei 4.380/1964) e já está pronto para ser votado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.
A proposta (PLS 663/2007), do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ), já havia sido rejeitada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O relator naquela comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), argumentou que os custos com decoração aumentam o valor total da operação em cerca de 130% do valor do imóvel.
Esse custo, associado ao dos móveis, explicou Ferraço, não repercute na avaliação do imóvel e, assim, não participa da composição da garantia vinculada, o que poderia inviabilizar o financiamento em razão do alto custo da operação.
Já o relator na CAE, senador Lobão Filho (PMDB-MA), tirou do texto original a parte que incluía projeto de decoração nas operações de financiamento de imóveis do SFH, mas entende que o financiamento deve abranger os móveis, por representar menor custo para o tomador do financiamento do que os cobrados por financeiras e lojas que financiam móveis.
Em sua avaliação, é importante que os imóveis financiados pelo SFH estejam em plenas condições de habitação, o que inclui o mobiliário e mesmo eletrodomésticos essenciais.
Últimas notícias
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 16:31 |
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
15/7 - 14:30 |
Distribuição de renda no Brasil retrata desigualdades racial e de gênero
14/7 - 16:5 |
Educação Básica: SAEP assina Convenção Coletiva 2025/2027
9/7 - 13:27 |
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
Notícias relacionadas
Distribuição de renda no Brasil retrata desigualdades racial e de gênero
20/3 - 16:41 |
Contra juros na lua, centrais protestam em Dia Nacional de Mobilização por Mais Empregos
24/2 - 17:47 |
Dia da conquista do voto feminino: 93 anos de luta e os desafios para a igualdade de gênero na política brasileira
2/1 - 8:36 |
Realidade x esquizofrenia da imprensa e analistas de mercado
28/11 - 11:47 |
Além do governo, deputados preparam PEC para cortes de despesas