Trabalhador com mais de 60 anos pode sacar PIS/Pasep

Brasília-DF, sábado, 8 de novembro de 2025


Brasília, sexta-feira, 10 de julho de 2009 - 11:51

BENEFÍCIO SOCIAL

Trabalhador com mais de 60 anos pode sacar PIS/Pasep


Fonte: Diap

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou na quarta-feira (8), o PLS 216/07, senador Paulo Paim (PT/RS), que permite que o trabalhador com mais de 60 anos de idade saque seus recursos acumulados no Fundo de Participação PIS/Pasep.

O parecer, com as emendas apresentadas na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), do senador Efraim Morais (DEM/PB) foi aprovado por unanimidade no colegiado.

Agora o PLS 216/07 será encaminhado para a Secretaria Geral da Mesa.

Previdência complementar
Outra matéria que teve o parecer aprovado na CAS foi o PLS 511/07, também do senador Paim, que altera a Lei 11.053, de 29 de dezembro de 2004.

O PLS 511/07 estava sob a relatoria do senador Roberto Cavalcanti (PRB/PB), que já havia apresentado parecer favorável pela aprovação do projeto.

O texto desta matéria permite a participantes e assistidos de plano de previdência complementar optarem pelo regime de tributação quando da obtenção do benefício ou do resgate dos valores acumulados.

A proposição segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

Conta salário
Também estava na CAS, em decisão terminativa, o PLS 340/04, do senador Aluízio Mercadante (PT/SP), que altera o artigo 464 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Este projeto de lei confere aos empregados o direito de escolher a instituição financeira e a agência em que os empregadores depositarão sua remuneração.

O parecer favorável pela aprovação deste e do PLS 176/04, do relator, senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), foi aprovado por unanimidade.

Trabalho avulso
Ainda na CAS merece destaque a aprovação do parecer do PLC 84/09 (na Câmara PL 3.969/00) do deputado Hermes Parcianello (PMDB/PR).

Este projeto dispõe sobre as atividades de movimentação de mercadorias em geral e sobre o trabalho avulso.

A relatoria do PLC 84/09 coube ao senador Paulo Paim, que já havia apresentado parecer pela aprovação da matéria.

Atividade rural
E para finalizar na CAS também foi aprovado, em decisão terminativa, o parecer pela aprovação do PLS 523/03, do senador Marcelo Crivella (PRB/RJ).

O projeto de lei foi relatado pelo senador Jayme Campos (DEM/MT).

O projeto do senador Crivella altera o parágrafo único do artigo 106 da Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências, para acrescentar que a prova testemunhal seja considerada para efeito de comprovação do exercício da atividade rural.

PGR
Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado foi aprovada, por unanimidade, a indicação do Roberto Monteiro Gurgel Santos para o cargo de procurador-geral da República.

O relator da mensagem presidencial foi o senador Tasso Jereissati (PSDB/CE).

Gurgel irá substituir Antonio Fernando de Souza, que deixou o cargo em junho, após quatro anos à frente do Ministério Público da União (MPU).

Agora, a mensagem presidencial vai a plenário, para decisão final.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com