Brasília, quarta-feira, 3 de junho de 2009 - 14:2
BENEFÍCIO
Passe livre para melhor idade
Fonte: Jornal Alô Brasília
340 idosos receberam cartões que lhes permite andar nos ônibus locais e descontos em viagens interestaduais

Grupo da melhor idade também ganhou programa Mestre do Saber e cartilha sobre direitos do idoso.
O GDF ampliou a política de assistência aos idosos nesta terça-feira (2).
A Secretaria de Assistência Social (Sedest) entregou mais 340 cartões que permitem que os idosos viajem pelo Brasil sem pagar pela passagem de ônibus, trem ou navio.
Também foi lançado o programa Mestre do Saber, que irá levar o conhecimento dos mais velhos para aqueles que recebem ajuda nos centros de assistência do governo.
Já a Secretaria de Justiça (Sejus) lançou uma cartilha completa que traz informações sobre direitos, guias de serviço e todos os benefícios concedidos ao grupo da melhor idade.
No Distrito Federal já são mais de três mil idosos que possuem a carteira.
A secretária Eliana Pedrosa explicou que o documento foi entregue a pessoas com sessenta anos ou mais, com renda menor que dois salários mínimos e que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Quem se encaixa no perfil e ainda não possui a carteira pode solicitar o documento no Centro de Referências e Assistência Social (Cras) de sua cidade.
De acordo com o Estatuto do Idosos, a gratuidade abrange duas vagas por veículo. Caso esses assentos já estejam ocupados, o idoso tem direito a desconto de 50% no valor da passagem.
Cartilha completa
Depois de dois anos de muito trabalho, a Sejus lançou o Cartilha do Idoso: Informações sobre Direitos, Políticas Públicas e Guia de Serviço e Benefícios Sociais.
O manual servirá para orientar o grupo da melhor idade em todos os aspectos sociais. A diretora do Conselho do Idoso, Janet Henriques Mota, explica que a publicação contém até dados estatísticos e dicas sobre lazer, livros e filmes.
"É um manual completíssimo. Os outros que circulavam até agora só tratavam do estatuto e da legislação", detalhou.
A presidente do Conselho explica que o DF possui cerca de 177 mil idosos atualmente. Segundo ela, o GDF investe nas políticas públicas porque esse grupo cresce a cada dia.
"A taxa de fertilidade está muito baixa e as pessoas estão tendo melhor qualidade de vida hoje, por isso vivem mais", declarou.
Segundo ela, além dos programas lançado hoje, o governo investe em cursos de cuidadores sociais e fiscaliza os abrigos e Centros de Convivência de Idosos (CCI) junto com a Anvisa para garantir que todos sejam bem tratados.
Quem quiser adquirir um exemplar da cartilha pode procurar o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) ou CCI de sua cidade.
Mestre do Saber
A Sedest também está investindo no programa Mestre do Saber, criado para recrutar idosos com experiência em áreas específicas e transformá-los em monitores nos centros de assistência do governo.
Atualmente, na primeira fase do programa são 150 idosos que dão aulas em oficinas de crochê, costura, reciclagem, artesanato e diversas outras áreas.
Para transmitir o conhecimento aos demais, eles recebem do governo um complemento de renda no valor de R$ 415.
Leopoldina Pereira Claro, 60, é uma das monitoras do curso de reciclagem de garrafas pet no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Paranoá e teve o trabalho elogiado pelo governador.
"É muito bonito ver pessoas como a senhora ensinando a reaproveitar material reciclável e transformando essas garrafas em objetos tão bonitos", disse Arruda ao receber um porta-trecos de presente.
Leopoldina está orgulhosa do novo trabalho. "É uma satisfação para quem chega nessa idade e ainda consegue transmitir algo de bom para as pessoas", contou a idosa.
A segunda etapa do programa está com as inscrições abertas para voluntários que queiram transmitir seus conhecimentos e ajudar a quem precisa.
Para participar é só procurar o Cras de sua cidade.
Últimas notícias
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
15/7 - 14:30 |
Distribuição de renda no Brasil retrata desigualdades racial e de gênero
14/7 - 16:5 |
Educação Básica: SAEP assina Convenção Coletiva 2025/2027
9/7 - 13:27 |
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
Notícias relacionadas
Copom mantém Selic em 10,50% ao ano e dificulta ciclo virtuoso na economia das famílias
16/5 - 9:10 |
Por meio de cartilha com perguntas e respostas MPT orienta o que são práticas antissindicais
13/9 - 10:32 | CLUBE ACQUA CERRADO
SAEP-DF firma convênio com o Clube Acqua Cerrado
16/1 - 20:56 | SALÁRIO MÍNIMO
CUT e demais centrais se reunirão com Lula e Marinho para debater valor do SM
24/2 - 20:7 |
O que muda para você na reforma da Previdência