Brasília, segunda-feira, 23 de julho de 2012 - 14:21 | Atualizado em: 27 de julho de 2012
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
SAEP busca parceria com Instituto Federal de Brasília
Por: Daiana Lima e Rafael Pacheco
IFB tem nove unidades no DF. Todos os cursos são gratuitos. Esta é mais uma bandeira do Sindicato, comprometido com a educação, formação e valorização do trabalhador
O SAEP está em negociação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) para construir uma parceria para ofertar cursos de formação para os auxiliares de educação do DF.
Na última sexta-feira (6), o diretor do Sindicato Mário Lacerda se reuniu com representantes do instituto para saber as possibilidades de construir um acordo.
"A falta de formação técnica e profissional é uma preocupação do Sindicato. Nossa categoria paga muito caro com a rotatividade e é nossa missão estancar a demissão e incentivar a formação", ressaltou Lacerda.
E acrescentou: "O SAEP quer ser um canalizador do instituto. Nós entendemos que a formação é para essa pessoa ter condições de voltar para o mercado de trabalho".
Desde 2008 no Distrito Federal, o instituto é referência em cursos e programas de formação inicial e continuada, bem como nas áreas de educação profissional técnica, de nível médio, além de graduação e pós-graduação.
Atualmente, o IFB tem nove unidades no DF localizadas em Brasília, duas em Taguatinga, Gama, Planaltina, Samambaia, Riacho Fundo, São Sebastião e Estrutural. Cada uma com abrangência nas necessidades específicas de cada região.
Por exemplo: por estar situado próximo ao centro de pesquisa da Embrapa, o Campus Planaltina oferece cursos de educação profissional técnica de nível médio em agroindústria. O que pode facilitar a inserção de trabalhadores da área em empresas ligadas a essa atividade.
Além disto, são oferecidos cursos profissionalizantes, técnicos, ensino médio integrado, ensino superior, e Proeja (Educação de Jovens e Adultos). Todos os cursos são gratuitos.
Outro serviço oferecido pelo Instituto Federal de Brasília de grande importância para o trabalhador é o Programa Certific. O programa é destinado a trabalhadores que buscam o reconhecimento e certificação das atividades já exercidas e conhecimentos adquiridos no ambiente de trabalho, de maneira formal ou informal.
Esta é mais uma bandeira do SAEP, comprometido com a educação, formação e valorização do trabalhador.
O instituto
A rede hoje é composta por 354 campi, e a ideia é expandir para 560 no total, aumentando, assim, o número de instituições também em Brasília. Já está em estudo a criação de uma unidade em Ceilândia.
O ingresso no Instituto Federal de Brasília segue regras diferentes para cada tipo de curso. Para os cursos superiores são duas as formas de admissão: por meio do Enem e pelo vestibular convencional do instituto.
Já para os cursos técnicos, o interessado precisa participar das palestras presenciais ou então dos sorteios.
Para mais informações, acesse o site do IFB: www.ifb.edu.br
Últimas notícias
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
4/11 - 12:1 |
Supremo proíbe reajuste de mensalidades de planos de saúde acima dos 60 anos
Notícias relacionadas
PL de Contarato mira fraudes na “pejotização” e promete equilibrar direitos e segurança jurídica
21/10 - 15:43 |
A pejotização é a nova face da precarização do trabalho
20/10 - 10:24 |
Os invisíveis da educação: sem eles, as escolas não funcionam
13/10 - 14:54 |
15 de outubro: Dia do Trabalhador em Educação é celebrado com descanso garantido em Convenção Coletiva
13/10 - 14:10 |
Pejotização: falso empreendedorismo que ameaça o trabalho e a proteção social

