Brasília, quarta-feira, 15 de junho de 2011 - 11:46 | Atualizado em: 28 de junho de 2011
APROPRIAÇÃO INDÉBITA
Banco de Horas: feriado de Corpus Christi
Compensar feriado é fraudar direito do trabalhador de receber hora-extra. Não assine nenhum documento de compensação
Feriados emendados e licenciosidades não podem ser usados para o banco de horas, nem para substituir direito às férias. Não há previsão na Constituição Federal, nem na CLT, nem tampouco na CCT que permita essa medida. Por isso, o SAEP esclarece que o empregador não pode compensar a folga do trabalhador, pois é ilegal
Em razão do feriado nacional de Corpus Cristi, nos dias 23 e 24 de junho, o SAEP alerta os auxiliares de educação e os empregadores que, caso haja emendas na instituição (quando o trabalhador é liberado um dia antes ou depois do dia do feriado), essas horas, ou licenciosidades, não podem ser usadas para o banco de horas nem podem ser usadas para diminuir os dias referentes às férias.
Por isso, o SAEP esclarece que quando a empresa resolve fechar as portas, independente de ser recesso ou feriado, esses dias ou horas não podem substituir as férias nem devem ser compensadas, pois não podem ser colocadas no banco de horas.
Não há previsão legal na Constituição Federal nem na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nem tampouco na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria que permita esse tipo de medida que venha a ser praticada por qualquer instituição de ensino.
Esse tipo de tentativa de banco de horas ou retirada do direito às férias, o SAEP entende que é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações de apropriação indébita sem qualquer remuneração nas horas extras trabalhadas. O que é ilegal.
Dessa forma, o Sindicato orienta os empregadores para que respeitem as normas legais sobre banco de horas e hora extra, para que possam, assim, evitar possíveis problemas com passivos trabalhistas.
Qualquer dúvida entre em contato com os diretores do Sindicato pelos telefones (61) 3034-8685 ou 9176-5902, ou ainda, pelo endereço eletrônico atendimento@saepdf.org.br.
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
“Negociado sobre o legislado” desmantelou o Direito do Trabalho
20/10 - 9:50 |
O Dia do Professor nasceu de 2 histórias de luta e afeto
13/10 - 14:32 |
Reforma Trabalhista: 8 anos de retrocessos travestidos de modernização
8/9 - 15:46 |
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
31/7 - 15:4 |
Assinada Convenção Coletiva do Ensino Superior 2025/2027

