Brasília, sexta-feira, 19 de novembro de 2010 - 17:54
AÇÃO SINDICAL
Auxiliares do Colégio Sagrado Coração de Maria se reúnem com SAEP
Por: Daiana Lima
É direito de todo trabalhador se filiar em seu sindicato quando quiser, perseguição não pode nem deve acontecer
A segunda reunião da diretoria do SAEP com os auxiliares do Colégio Sagrado Coração de Maria aconteceu, nesta quinta-feira (18), e tratou de assuntos de interesse dos trabalhadores da instituição.
Valorização do piso salarial e auxílio alimentação são as principais reivindicações dos auxiliares do colégio.
"Para melhorar o salário e a convenção da categoria é preciso nos organizarmos. Só assim, organizados e filiados ao Sindicato, conseguiremos melhorias para os trabalhadores", explicou a presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva.
Maria destacou, ainda, ao abrir a reunião, que é possível avançar sim e conquistar direitos para os auxiliares em educação, mas, para isso, é preciso ter um Sindicato forte e organizado. "E só se consegue isso com a filiação".
A presidente observou que muitos trabalhadores têm medo de se filiar ao Sindicato e depois sofrer algum tipo de perseguição, o que é ilegal.
"É direito de todo trabalhador se filiar e se desfiliar de seu sindicato quando quiser. A perseguição ao filiado não pode nem deve acontecer".
Representação sindical
Logo após a apresentação da presidente, o diretor do Sindicato Mário Lacerda explicou o processo de fundação do SAEP, originário da separação com o sindicato que representa os auxiliares da rede pública, e que completou cinco anos de organização nesta quinta-feira (18).
"Alguém aqui [do colégio] recebeu a visita do SAE? Não, porque o SAE cuidava apenas dos interesses dos trabalhadores das escolas públicas e nós, das escolas particulares, não tínhamos nossos interesses defendidos. E é exatamente isso que o SAEP está fazendo, lutando pelos auxiliares das instituições particulares, batendo de frente com o patrão, cobrando do empregador", disse Lacerda.
Mário explicou também que sindicato é uma ferramenta fortíssima que o trabalhador adquire para defender seus direitos e interesses.
"Ninguém ganha nada de graça, tudo é uma conquista. Quanto mais filiados ao Sindicato, mais forte ele será para garantir conquistas", acrescentou o diretor.
Novos convênios
Ainda na reunião, o diretor do SAEP José Edvaldo Nascimento comunicou que estão sendo realizadas negociações com várias empresas para fechar novos convênios com o Sindicato.
"Além dos convênios que o SAEP já tem, estamos negociando novas parcerias, para garantir mais benefícios para os filiados", ressaltou José Edvaldo.
O diretor disse que, apesar de ser diretor do SAEP, gosta de ser identificado como auxiliar em educação, porque é isso que ele é, trabalhador em educação.
"Porque a gente está enfrentando e lutando pelo Sindicato? Porque Sindicato é uma coisa boa e a gente acredita que se nos organizarmos pela filiação a gente pode melhor nossas condições de trabalho", destacou o diretor.
2º Seminário
Os diretores do Sindicato divulgaram o 2º Seminário do SAEP, que será realizado no dia 25 de março de 2011, e convidaram os auxiliares de educação do Colégio Sagrado Coração de Maria para participarem do evento.
"Vamos pedir a liberação dos auxiliares interessados em participar do seminário, sem ônus para o trabalhador. Esse momento será nosso, os auxiliares de ensino estarão reunidos com auxiliares, sem hierarquia", disse Mário Lacerda.
As inscrições para o 2º Seminário do SAEP A organização dos auxiliares em educação podem ser feitas pelo site do Sindicato ou preenchendo o formulário impresso no informativo Notícias do SAEP, edição agosto/setembro.
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
28/10 - 16:23 |
PL de Contarato mira fraudes na “pejotização” e promete equilibrar direitos e segurança jurídica
21/10 - 15:43 |
A pejotização é a nova face da precarização do trabalho
20/10 - 10:24 |
Os invisíveis da educação: sem eles, as escolas não funcionam
13/10 - 14:54 |
15 de outubro: Dia do Trabalhador em Educação é celebrado com descanso garantido em Convenção Coletiva

