Brasília, sexta-feira, 8 de julho de 2011 - 13:34 | Atualizado em: 11 de julho de 2011
REDE PÚBLICO
Governo do DF e MEC fazem parceria para melhorar ensino local
Fonte: Agência Brasília
Acordo permitirá a construção e a reforma de escolas técnicas e creches, obras de acessibilidade e ações de inclusão digital
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinaram nesta quinta-feira, no Palácio do Buriti, protocolo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação (MEC) e o Governo do Distrito Federal.
O objetivo da parceria é melhorar os indicadores da rede distrital de educação. Essa união de esforços entre os dois governos não acontecia há anos.
Também participaram da solenidade o vice-governador,Tadeu Filippelli, e a secretária de Educação do DF, Regina Vinhaes.
"Vamos melhorar a qualificação e atingir o índice de 100% de professores com formação superior, investir em construção e reformas de escolas técnicas e creches, e investir também em pré-escolas para crianças de quatro e cinco anos", explicou o governador.
"E vamos ter pelo menos três escolas em tempo integral e outras três que vão formar no ensino médio e no ensino técnico", completou Agnelo Queiroz.
Fernando Haddad foi enfático: "se todos nós cumprirmos nossa missão, vamos melhorar todos os níveis de ensino".
O ministro antecipou que o governo federal e o GDF também firmarão parceria pela melhoria do ensino público na região do Entorno.
"O governador também comunga da ideia de que precisamos atender o Entorno. Já sabemos quais cidades serão atendidas, mas o anúncio será feito pela presidenta Dilma Rousseff, nas próximas semanas", afirmou.
Ações
Na cooperação firmada estão previstas construção de escolas técnicas, Centros de Educação da Primeira Infância (Cepi), creches e quadras poliesportivas, além de obras de acessibilidade e reformas de escolas técnicas, de ensino médio e da Escola de Música de Brasília.
Haverá também ações de inclusão digital e formação continuada de professores, servidores, assistência técnica e financeira para melhoria das práticas pedagógicas, de avaliação da escola e o credenciamento junto aos programas do MEC na Secretaria de Educação.
"Nossa parceria é baseada em três eixos educacionais: infraestrutura, formação e gestão", afirmou a secretária de Educação do DF, Regina Vinhaes. "Estamos nos aproximando do governo federal e, certamente, daqui a um ano já veremos florescidos resultados desse momento que estamos presenciando", comemorou.
A ação conjunta representa mudança significativa na educação pública do DF, pois oferece também apoio gerencial, tecnológico e logístico para toda a comunidade escolar.
Últimas notícias
STF e PGR chancelam pejotização: risco de tornar CLT opcional aos patrões
5/2 - 18:20 |
O Brasil real rejeita precarização: 56% querem voltar à CLT e empreendem por falta de opção
2/2 - 17:30 |
Reformulação de ações serão debatidas em 1ª reunião de diretoria de 2026
15/1 - 11:3 |
Mercosul-União Europeia: salto estratégico ou armadilha de longo prazo? Análise preliminar
15/1 - 10:56 |
O Orçamento da inversão: bilhões para parlamentares, austeridade para os pobres
Notícias relacionadas
Mercosul-União Europeia: salto estratégico ou armadilha de longo prazo? Análise preliminar
15/1 - 10:56 |
O Orçamento da inversão: bilhões para parlamentares, austeridade para os pobres
8/12 - 10:0 |
Bolsonaristas articulam PEC contra Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho
1/12 - 13:41 |
Isentar quem ganha até R$ 5 mil não é só alívio. É teste de justiça tributária
28/11 - 15:56 |
A democracia brasileira de ponta-cabeça

