Eleições do SAEP reforçam compromisso com a luta por novas conquistas

Brasília-DF, sábado, 7 de dezembro de 2024


Brasília, quinta-feira, 17 de outubro de 2024 - 18:54      |      Atualizado em: 31 de outubro de 2024 - 9:43

Eleições do SAEP reforçam compromisso com a luta por novas conquistas

Após 3 anos de retomada, diretoria eleita avalia pontos para aprimorar atuação em defesa dos profissionais auxiliares na Educação. Meta é ampliar filiações e lutar por mais direitos

Foto: Ká Maroli
Maria de Jesus, à mesa, preside reunião preparatória da nova direção do SAEP

“Reconstrução com Renovação”: fundamentos que norteiam os trabalhos da chapa eleita para comandar a nova diretoria do SAEP pelos próximos 3 anos. Compromisso assumido em 2022, quando a gestão cessante foi empossada e tomou conhecimento das condições em que o Sindicato se encontrava. Desmontado, desmantelado, sem recursos financeiros, sem sede decente, sem patrimônio mobiliário.

Desse modo, a diretoria cessante recomeçou praticamente do zero.

Promover o pleito em todas as regiões administrativas do DF foi um desafio, que superamos com votação on-line. Apesar das limitações estruturais, durante os 2 dias de votações, o SAEP fez prevalecer os estatutos da entidade e concretizou o certame.

A receptividade foi boa, o que comprova o interesse da categoria em participar das ações do Sindicato. Empolgação percebida também por parte dos que votaram em meio eletrônico, quando foi feita a coleta itinerante de votos.

Realizar eleições dessa proporção em nossa entidade é satisfação em fazer prevalecer o ambiente democrático, que faz prevalecer p compromisso com a democracia. E o resultado foi ainda mais positivo, pois corrobora com a aprovação da gestão por parte dos sindicalizados, que acompanham as iniciativas e esforços da direção sindical.

A Chapa Reconstrução e Renovação foi eleita com aproximadamente 98% de votos, tanto na modalidade eletrônica quanto na urna física. Aceitação que também está relacionada à composição, com forte presença feminina: de 24 membros, 12 são mulheres; e dentre 7 cargos na Diretoria Executiva eleita, 4 estão sob a responsabilidade dessas.

Mais da metade da população brasileira é composta por mulheres. Muitas assumem sozinhas o comando da casa, da educação e os cuidados com filhos e maridos, sem incorrer em displicência com eventuais jornadas no mercado de trabalho.

Qualidades que, para a presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva, conferem profundidade e visão ampla para identificar e solucionar problemas. “Por isso, nossa preocupação maior durante essas eleições foi criar meios para acolher o maior número de associados, para que a voz de todos pudesse, de fato, ser ouvida”, avaliou Maria de Jesus. “É como temos atuado no Sindicato: com olhar cirúrgico e totalmente humanizado”, concluiu.

Superadas algumas questões e heranças negativas deixadas pelo comando antecessor, a nova fase desta gestão começa, e recomeça, voltada às melhorias e aprimoramentos da ação sindical. Avaliar as necessidades das nossas e dos nossos representados e estudar em quais frentes podemos e (ou) devemos lutar.

Outro aspecto é a ampliação da participação de representantes de instituições de ensino superior, quando comparado à direção anterior. Enfim, a nova direção sindical se compromete a renovar a luta por mais conquistas, com o propósito de fortalecer a categoria dos auxiliares de administração escolar.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com