Brasília, terça-feira, 15 de dezembro de 2015 - 13:12
DESENVOLVIMENTO HUMANO
MEC irá considerar IDH como critério de oferta para o Fies
Fonte: Correio Braziliense
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14) a portaria que define os critérios para distribuição de vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre do próximo ano.
De acordo com a determinação, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de microrregiões passará a ser utilizado como critério, medida que visa privilegiar regiões mais carentes do país. Também será levado em consideração o número de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos anos anteriores, as instituições nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste tinham prioridade.
 
As microrregiões serão identificadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os critérios que serão avaliados estão a demanda por educação superior, calculada a partir de dados do Enem; a demanda por financiamento estudantil, calculada a partir de dados do Fies em 2015; e o índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) da microrregião, calculado a partir da média dos municípios, com base nos estudos desenvolvidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Brasil (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro.
 
Outros critérios adotados na seleção do segundo semestre deste ano estão mantidos, como a prioridade para cursos das áreas de saúde, engenharia, licenciaturas e pedagogia e a preferência para cursos com notas 4 e 5 nas avaliações da pasta. Além disso, as instituições continuarão tendo que oferecer um desconto de 5% nas mensalidades dos estudantes financiados pelo programa. 
A exigência de que o candidato tenha alcançado a pontuação mínima (de 450 pontos e nota acima de zero na redação) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 também permanece, assim como necessidade de comprovar renda per capita igual ou inferior a 2,5 salários mínimos.
As mantenedoras de instituições de educação superior têm até 21 de dezembro para assinar o Termo de Participação, no qual constará a proposta de oferta de vagas. A última edição do Fies ofertou mais de 61 mil vagas.
Últimas notícias
Câmara pode votar nesta semana licença-paternidade de 30 dias
3/11 - 12:40 |
Desmantelaram direitos e endureceram a vida
31/10 - 10:42 |
“Negociado sobre o legislado” desmantelou o Direito do Trabalho
31/10 - 10:35 |
Congresso assegura isenção permanente do IR até R$ 5 mil
29/10 - 11:35 |
Pejotização ameaça conquistas da CLT e fragiliza proteção social, alertam especialistas
Notícias relacionadas
Paim defende jornada de 36 horas e diz que Brasil precisa de “avanço civilizatório”
7/10 - 21:47 |
Da CLT ao CNPJ: sindicatos reagem no STF à desumanização do trabalho, com a pejotização
23/10 - 8:57 |
Reflexão sobre valores e comportamentos da sociedade
31/7 - 19:12 |
Brasil mais competitivo por meio da IA
23/12 - 21:45 | CIÊNCIA, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÕES
Câmara aprova projeto que cria a Política Nacional de Educação Digital

