Brasília, quarta-feira, 24 de março de 2010 - 15:50
CONAE
Ministro espera aprovação de novo Plano Nacional de Educação
Fonte: Agência Câmara
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou na Comissão de Educação e Cultura que está otimista em relação à aprovação, pelo Congresso, de um novo Plano Nacional de Educação.
As diretrizes para o plano, segundo Haddad, serão colhidas na Conferência Nacional de Educação, que começa neste domingo (28) em Brasília. O ministro avaliou que o plano terá como novidades o estabelecimento de metas qualitativas e de provisão de recursos para sua execução, além das metas quantitativas.
"Os candidatos a cargos eletivos vão empunhar a bandeira da educação. O projeto de lei tramitará justamente nesse período [de eleições]. É um momento muito importante para a educação, e a sociedade está cada vez mais organizada em prol do setor", disse o ministro.
Para Haddad, é possível melhorar ainda mais os indicadores de educação a partir de ações do Parlamento.
Ele lembrou, como exemplos recentes, a aprovação de medidas como o piso nacional do magistério, o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e a obrigatoriedade da matrícula dos 4 aos 17 anos (antes, era dos 7 aos 14). "Nenhuma dessas emendas teve voto contrário."
O ministro também ressaltou a importância dos investimentos em educação, que foram ampliados nos últimos anos com apoio do Legislativo. O orçamento total do MEC triplicou nos últimos oito anos, passando de R$ 19,1 bilhões em 2003 para R$ 59,1 bilhões em 2010.
"O Brasil já cresceu 8% ao ano, já cresceu 10% ao ano, mas sem investimento em informação. Investimento em infraestrutura não é sustentável no tempo se não for agregado o conhecimento. Nós queremos crescer 6% com desenvolvimento humano, o que melhora todos os outros indicadores sociais", disse.
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
Maio Laranja: proteger crianças e adolescentes é tarefa de todos
12/2 - 10:17 |
Câmara aprova punição às escolas por recusa de matrícula a estudante
23/9 - 20:5 |
MEC faz balanço de 100 dias da Pneerq
17/9 - 17:48 |
Cuidados para manter a saúde na seca
21/6 - 18:20 |
Aprovada no Senado ampliação da carga horária mínima para Novo Ensino Médio

