Brasília, segunda-feira, 8 de dezembro de 2008 - 10:33
TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS
3º encontro debate futuro do segmento
Aberto no dia 28 de novembro, o debate inicial foi uma retrospectiva do 2º encontro.

Com palestras enriquecedoras e sob um clima de confraternização, diretores do SAEP – Maria de Jesus da Silva, Marilene Alves do Nascimento e Idenes de Jesus Sousa Cruz – participaram do 3º Encontro Nacional dos Trabalhadores Técnicos Administrativos, realizado em Belo Horizonte (MG), de 28 a 30 de novembro.
A presidente do SAEP, Maria de Jesus avaliou que o encontro permitiu que os dirigentes dos sindicatos dos técnicos administrativos que participaram do evento pudessem debater os problemas e perspectivas do segmento no interior da Contee (Confederação nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino). "Voltei do encontro com muitas idéias e com vontade de atuar para organizar nossa categoria", disse.
Aberto no dia 28 de novembro, o debate inicial foi uma retrospectiva do 2º encontro. Depois houve uma palestra sobre conjuntura nacional proferida pelo professor Aristides Ribas de Andrade, que é mestre em Ciência Política e doutor e Filosofia do Conhecimento.
Ao abordar a conjunto, Ribas traçou um panorama político, econômico e social em que a categoria terá de atuar, com objetivo de fazer avançar a luta pelo fortalecimento das entidades, com filiações e conquistas salariais e sociais que poderão fortalecer as lutas das entidades sindicais.
Identidade
No segundo dia do evento, as entidades debateram a identidade profissional do segmento. A discussão envolveu mudança de nome das entidades, a fim de inseri-las nessa nova conjuntura de maior complexidade das lutas sindicais. As idéias levantadas nos debates tiveram caráter consultivo e cada entidade poderá fazê-la segundo suas demandas específicas.
Houve ainda um debate sobre campanha de sindicalização, antecedida por palestra sobre a publicidade como ferramenta à serviço das entidades sindicais. O palestrante mostrou aos dirigentes que é necessário investir numa boa publicidade para atrair novos filiados para os sindicatos. O publicitário mostrou aos dirigentes, que esta ferramenta deve ser mais bem utilizada pelas entidades, com profissionalismo.
Os dirigentes concordaram e viram que estão bastante atrasados nesse particular e pretendem utilizar mais e melhor as novas técnicas de abordagem do trabalhador, a fim de motivá-lo a ingressar no sindicato.
Cenários do sindicalismo
O encontro se encerrou com debates acerca da reforma sindical e sustentação financeira das entidades, precedida por palestra do assessor parlamentar do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) Marcos Verlaine.
Verlaine apresentou um panorama sobre ambos os temas e mostrou que o movimento sindical, a despeito de qualquer problema, tem um campo muito vasto para trabalhar. Mas será necessário resolver algumas demandas que perduram há décadas no centro do debate sindical e são questões estruturantes do movimento sindical: organização, sustentação financeira, liberdade de organização e representação da categoria.
Últimas notícias
Estudantes do Guará terão cursinho pré-Enem pago com recursos da União
17/7 - 12:20 |
Lula veta projeto aprovado pelo Congresso que aumenta número de deputados na Câmara
17/7 - 12:9 |
Imprensa estadunidense repercute criticamente decisão de Trump de sobretaxar produtos brasileiros
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 16:31 |
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
Notícias relacionadas
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 16:31 |
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
25/6 - 15:37 |
SAEP segue em negociação com Sindepes para fechar Convenção Coletiva
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrentado como problema de Estado