Brasília, sexta-feira, 13 de maio de 2011 - 15:8 | Atualizado em: 18 de maio de 2011
PESQUISA
Nova enquete quer saber qual deve ser a prioridade na luta das centrais
Fonte: Com informações do Diap e Dieese
Saiba quais opções e o que elas significam. Vote e contribua para fortalecer a luta dos trabalhadores

A nova enquete no site do SAEP busca a opinião da categoria para os principais assuntos de interesse dos trabalhadores. O objetivo da pesquisa é descobrir qual assunto deve ser priorizado pelas centrais sindicais, no segundo semestre do ano, na luta pela aprovação de proposições em debate no Congresso Nacional.
Veja as opções e o que cada uma representa para os trabalhadores:
Fim do fator previdenciário
O fator previdenciário tornou-se um perverso mecanismo que reduz entre 35 e 40% os benefícios previdenciários no momento da aposentadoria do trabalhador ou trabalhadora pelo Regime Geral de Previdência Social.
A 1° opção da enquete pede o fim do fator com adoção da Fórmula 85/95, que é o cálculo da aposentadoria quando a soma da idade com o tempo de contribuição for 85 para mulher, 95 para homem, 80 para professora e 90 para professor, o trabalhador receberá seus proventos integrais.
Redução da jornada de 44 para 40 horas semanais
A luta das centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais de todo Pais é para a aprovação da proposta que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários.
Segundo o Dieese, com a redução da jornada seriam gerados cerca de 2,5 milhões de novos empregos. Além de melhorar a qualidade de vida do trabalhador, que teria mais tempo para estudar, se dedicar à família e lazer e, com isso, reduzir o número de doenças do trabalho.
Estabilidade do dirigente sindical
A lei de estabilidade sindical é uma grande luta dos trabalhadores na sua representação. Se aprovado, o projeto proíbe a dispensa do empregado sindicalizado ou associado a partir do momento de registro de sua candidatura a cargo de direção ou membro do Conselho Fiscal ou representação de entidade sindical ou de associação profissional.
Além de estabilidade de até um ano após o final do mandato, caso seja eleito inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada nos termos da CLT.
Fim da demissão imotivada
A demissão imotivada é um dos principais problemas enfrentados pelos trabalhadores. Diariamente, milhares de empregados são vítimas de demissões por causas inconsistentes ou inexistentes.
Em síntese, a Convenção 158, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), proíbe a demissão de um trabalhador, "a menos que exista para isso uma causa justificada, relacionada com sua capacidade ou seu comportamento, ou baseada nas necessidades de funcionamento da empresa, estabelecimento ou serviço".
Mesmo assim, a relação de emprego não deverá ser finalizada antes que tenha sido dada ao trabalhador a possibilidade de se defender das acusações formuladas contra ele.
Participe da enquete, vote e contribua para fortalecer a luta dos trabalhadores por garantia de melhores condições de trabalho e emprego.
Últimas notícias
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
8/9 - 12:20 |
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
8/9 - 11:51 |
Aragarças, Jacareacanga, 1964, 8 de janeiro e anistia
5/9 - 16:25 |
Aberto prazo para manifestação de oposição no Ensino Superior
28/8 - 17:45 |
SAEP abre prazo para oposição à contribuição assistencial
Notícias relacionadas
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
8/9 - 11:51 |
Aragarças, Jacareacanga, 1964, 8 de janeiro e anistia
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 14:30 |
Distribuição de renda no Brasil retrata desigualdades racial e de gênero
10/6 - 10:7 |
Prazo para inscrição no Enem 2025 é prorrogado até sexta-feira (13)