Brasília, segunda-feira, 18 de abril de 2011 - 17:6 | Atualizado em: 19 de abril de 2011
AÇÃO SINDICAL
Uneb: SAEP se reúne com auxiliares de ensino
Por: Renato de Souza
Debate sobre principais eixos da pauta de reivindicações 2011 e convênios

Na última sexta-feira (15) os diretores do Sindicato se reuniram com os auxiliares de educação da União Educacional de Brasília (Uneb). O objetivo da reunião foi levar ao conhecimento dos trabalhadores da instituição os principais eixos da Campanha de Reivindicações 2011.
Os diretores do SAEP ressaltaram a importância do aumento no número de filiados para que o Sindicato tenha mais força na mesa de negociação.
"A ficha de filiação não é só uma associação ao Sindicato, é um ato político, não é necessário apenas se filiar, mas sim participar do trabalho e se aproximar dos seus representantes. O SAEP existe para defender o auxiliar, mas para isso é necessário ganhar força e só se faz isso com a ajuda de todos", ressaltou Mário Lacerda, diretor do SAEP.
Um dos itens da pauta de reivindicação é a eleição de delegado representante dentro de cada instituição. O representante deverá ser votado pelos próprios colegas de trabalho e será um elo entre a instituição e o SAEP.
Uma das funções do delegado é levar à direção da escola reivindicações dos auxiliares para a melhoria do ambiente de trabalho e a valorização profissional. Ele também levará as reivindicações e sugestões para o Sindicato.
"Para isso o profissional vai atuar dentro da instituição e, por estar todos os dias nesse ambiente, pode retratar fielmente o ambiente de trabalho. A proposta do SAEP prevê a estabilidade para o trabalhador que for eleito como representante da categoria na instituição em que trabalha", explicou Mário.
Com esse novo método, o SAEP se aproxima dos colegas auxiliares e conhece melhor a realidade de cada instituição de ensino.
Taxa assistencial
Ainda na reunião com os auxiliares da Uneb, os diretores do SAEP esclareceram dúvidas sobre a taxa assistencial, que é uma das formas de sustentação do Sindicato.
"Para lutar pelos direitos da categoria o Sindicato tem que arcar com vários custos, como assessoria jurídica, jornal, material a ser distribuído, pagamento de funcionários e outros", observou o diretor do SAEP Mário Lacerda.
A taxa assistencial é um desconto que é recolhido sempre após o termino das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
"Com um grande número de filiados o SAEP poderá abrir mão do recolhimento da taxa, mas, isso será possível se todos se filiarem. Não deixe ser influenciado a ir ao Sindicato se opor ao desconto, pois essa atitude só enfraquece o SAEP, ou seja, enfraquece você mesmo, que é o Sindicato", desse o diretor.
Convênios
O diretor do SAEP e coordenador de convênios José Edvaldo Nascimento apresentou aos trabalhadores os convênios fechados pelo SAEP.
"Nós temos ótimos convênios na área de saúde, assistência médica, odontológica e muitos outros. São descontos de 15 a 70%, mesmo os convênios com menor desconto, se somado com o número de vezes que será usado, já obtemos uma grande economia", afirmou Edvaldo.
Os descontos podem ser adquiridos por todos os auxiliares de ensino filiados ao SAEP. Além disso, o Sindicato oferece um percentual de desconto, diferente dos adquiridos pelos filiados, para todos os trabalhadores que contribuíram com a taxa assistencial.
Para saber mais informações sobre os valores dos descontos entre em contato com o Sindicato pelo 3034-8685 ou 9176-5902, ou ainda, pelo email atendimento@saepdf.org.br.
Colega auxiliar, você pode sugerir convênios para que o SAEP negocie parcerias, por exemplo: supermercado, clínica, padaria, farmácia ou qualquer outra empresa que gostaria de utilizar os serviços. Basta entrar em contato com o SAEP e fazer sua sugestão para que o convênio possa ser negociado.
Últimas notícias
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
8/9 - 12:20 |
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
8/9 - 11:51 |
Aragarças, Jacareacanga, 1964, 8 de janeiro e anistia
5/9 - 16:25 |
Aberto prazo para manifestação de oposição no Ensino Superior
28/8 - 17:45 |
SAEP abre prazo para oposição à contribuição assistencial
Notícias relacionadas
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
28/8 - 17:45 |
SAEP abre prazo para oposição à contribuição assistencial
1/8 - 11:25 |
SAEP convoca para 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
31/7 - 15:4 |
Assinada Convenção Coletiva do Ensino Superior 2025/2027
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha