Brasília, segunda-feira, 13 de outubro de 2025 - 14:54
15 de outubro: Dia do Trabalhador em Educação é celebrado com descanso garantido em Convenção Coletiva
Data celebra profissionais que sustentam o funcionamento das escolas; Convenção Coletiva garante folga e possibilidade de compensação
-20251013145653.jpg)
O 15 de outubro, tradicionalmente conhecido como Dia do Professor, é também o Dia do Trabalhador de Administração Escolar no Distrito Federal. Então, nesta data celebramos o Dia do Trabalhador em Educação.
A data homenageia, além dos professores, os profissionais que atuam nos bastidores das instituições particulares, e garante, com esse trabalho, o funcionamento administrativo e o apoio pedagógico às comunidades escolares.
De acordo com a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da categoria, não pode ser exigido trabalho dos trabalhadores de administração escolar nesse dia. A norma estabelece que o descanso pode ser compensado em outro momento mais conveniente para as partes, independentemente do calendário escolar vigente.
Nesta segunda (13) e terça-feira (14), o SAEP não tem expediente externo. Voltamos ao atendimento normal quarta-feira (15).
Sustentação legal
A Cláusula Vigésima Terceira da CCT reforça o direito:
“Em 15 de outubro, reconhecido como Dia do Auxiliar de Administração Escolar, não se pode exigir trabalho do integrante da categoria, sendo autorizada a compensação deste dia por outro mais conveniente pelas partes, independente do calendário escolar já existente.”
A regra vale também para o conjunto dos trabalhadores da educação, com exceção do pessoal de segurança e manutenção, que participam de rodízio de folgas compensatórias.
15 de outubro
Neste ano, o 15 de outubro cai numa quarta-feira, e muitas escolas, faculdades e universidades optaram por antecipar o descanso para segunda-feira (13), emendando com o fim de semana.
Outras instituições, por liberalidade do empregador, concedem recesso estendido, abrangendo parte ou toda a semana— é a “Semana do Saco Cheio”.
Mais do que folga, a data é reconhecimento da importância dos trabalhadores em educação, que, com dedicação e compromisso, sustentam o funcionamento e a qualidade do ensino nas instituições particulares do Distrito Federal.
Últimas notícias
“Honestino” emociona e é aplaudido de pé no Festival do Rio
13/10 - 14:22 |
MP das bets: vitória dos ricos e derrota da justiça tributária
13/10 - 14:10 |
Pejotização: falso empreendedorismo que ameaça o trabalho e a proteção social
10/10 - 13:55 |
PEC propõe 36 horas de trabalho e 2 dias de descanso; Senado inicia discussão
10/10 - 13:42 |
Lula dispara e derrotaria qualquer adversário em 2026, aponta Quaest