Brasília, quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 - 18:23
MENSALÃO DO DEM
OAB pede imediato afastamento ou prisão preventiva de Arruda
Fonte: CUT
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, encaminhou ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pedido de imediato afastamento ou prisão preventiva do governador José Roberto Arruda (sem partido), apontado como chefe do suposto esquema de corrupção no Distrito Federal.
De acordo com Ophir Cavalcante, a permanência de Arruda no comando do governo distrital irá prejudicar o andamento das investigações.
Cavalcante alega que o governador estaria realizando manobras para impedir o andamento dos pedidos de impeachment na Câmara Legislativa. O presidente da OAB afirma ainda que é “inequívoca” a tentativa do governador em subornar o jornalista Edson Sombra, testemunha na investigação sobre o suposto esquema.
“Tais evidências são claras no que tange às tentativas de obstrução das investigações e cooptação de testemunhas por parte do governador, de modo que é fundamental que essa Procuradoria-Geral da República avalie a possibilidade de requestar o afastamento cautelar do governador para regular instrução processual, na forma do Artigo 20 da Lei 8429/92, ou mesmo sua prisão preventiva”, diz o ofício.
Ainda de acordo com o documento, a continuidade de Arruda no cargo "poderá ensejar dano efetivo à instrução processual, já que essa e outras testemunhas poderão ´deixar de se recordar´ de detalhes sobre o caso e, outros, ainda, poderão ´sensibilizar-se´ com a situação por eles vivida, a ensejar reflexos em seus depoimentos, cujas situações, por óbvio, será catalisada com a manutenção do governador e demais envolvidos em seus cargos públicos”.
A OAB ajuizou ação pedindo indisponibilidade dos bens de Arruda, dos oito deputados distritais e dois suplentes acusados de envolvimento no suposto esquema de pagamento de propina.
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
Pejotização no banco dos réus: STF discute limites e legalidade da prática
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
10/1 - 10:21 |
TST: Só sindicato de trabalhador pode propor ação de reajuste salarial
12/6 - 20:47 | TRABALHO INFANTIL
O combate ao trabalho infantil no Brasil e a inadmissibilidade do aumento da idade mínima para o trabalho*
8/2 - 19:10 |
Iniciada licitação para concessão da Rodoviária privatizada do Plano Piloto

