Brasília, sexta-feira, 16 de julho de 2010 - 13:9
ATENDIMENTO PREFERÊNCIAL
Senado aprova prioridade na Justiça para pessoas com deficiência
Fonte: Agência Sindical
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (14), a prioridade na tramitação de processos judiciais para pessoas com deficiência física ou mental.
Para gozar do atendimento preferêncial, os portadores de deficiência deverão comprovar a conexão da ação judicial com sua incapacidade.
"Numa época em que se mostram recorrentes temas como cidadania, direitos do cidadão e direitos humanos, não nos podemos furtar a discutir medidas destinadas à melhoria das condições de vida dos portadores de deficiência", comenta o relator na CCJ, senador Neuto de Conto.
Votado em caráter terminativo, o projeto de lei que concede o tratamento diferenciado será analisado agora pela Câmara dos Deputados.
Idosos
A proposta também altera dispositivos do Código de Processo Civil (CPC) para ajustá-lo ao Estatuto do Idoso, que assegura a preferência nos procedimentos judiciais aos cidadãos com mais de 60 anos.
O benefício deverá ser solicitado ao juiz responsável pela ação, anexando-se ao pedido a prova da idade.
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
Eduardo Cunha renuncia à presidência da Câmara dos Deputados; manobra visa salvar mandato
7/7 - 10:39 | FACE DO GOLPE
A nova manobra de Cunha: se apegar a um detalhe técnico para detonar a investigação
24/2 - 10:41 | EXERCÍCIO 2015
Receita libera programa gerador do Imposto de Renda
4/9 - 10:13 | IMPOSTO DE RENDA
RFB abre consulta ao 4º lote de restituição do IR de 2015
6/8 - 10:54 | CONQUISTA
Há 30 anos Delegacia da Mulher iniciou política de combate à violência

