Brasília, quinta-feira, 15 de julho de 2010 - 12:57
HOMOLOGAÇÃO
Ministério implanta sistema para rescisão de contrato pela internet
Fonte: Brasília Confidencial
O Ministério do Trabalho pretende estender a todo o país e tornar obrigatório, a partir do próximo ano, o uso de um sistema que permite aos empregadores rescindir contratos de trabalho pela internet.
Chama-se homolognet e, por enquanto, está disponível às empresas no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Tocantins e Paraíba.
Para o trabalhador, segundo o ministro Carlos Lupi, o sistema oferece a vantagem de encurtar o tempo entre a demissão e a concessão do seguro-desemprego e, assim, reduzir de 20 para cinco dias, em média, a liberação do benefício.
Outras vantagens proporcionadas pelo homolognet são as de garantir cálculos corretos dos valores que o trabalhador tem a receber, reduzir a ocorrência de fraudes e favorecer as empresas menores que têm dificuldade para fazer as rescisões.
Para fazer uma rescisão contratual, o empregador tem que acessar o ícone homolognet, à direita da página do ministério na internet, e inserir dados como os números do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável pela empresa, além dos dados do empregado.
O sistema cruza as informações e calcula os valores da rescisão.
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
FDE emite nota sobre Plano Distrital de Educação
26/3 - 14:23 | ACORDO COLETIVO
Campanha Salarial 2014: Assembleia Geral aprova pauta de reivindicações
9/12 - 16:33 | AGENDA DA SEMANA
Acompanhe as discussões do Congresso Nacional nesta semana
11/11 - 18:15 | AÇÃO SINDICAL
Centrais propõem cobrança adicional para quem mais demite
13/8 - 18:42 | POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
Inscrições abertas para a Conferência Preparatória da Conae-DF

