Brasília, quinta-feira, 27 de maio de 2010 - 11:44
DEMISSÃO IMOTIVADA
Comissão de Trabalho aprova debate sobre Convenção 158 da OIT
Fonte: Diap
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (26), requerimento do deputado Júlio Delgado (PSB/MG) para realização de audiência pública para debater o fim da demissão imotivada.
A matéria consta na Mensagem 59/08, do Executivo, que pretende a ratificação da Convenção 158 da OIT. O autor do requerimento acatou a sugestão do DIAP para incluir no debate a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). A audiência ainda não tem previsão acontecer.
Atestado médico
O colegiado aprovou ainda o PL 4.370/08, do deputado Ronaldo Leite (PHS/AM), que estabelece prazos para a entrega de atestado médico ou odontológico que dispense o empregado do trabalho.
De acordo com o texto, quando o período de afastamento necessário para recuperação do trabalhador for igual ou inferior a cinco dias, o atestado poderá ser apresentado no dia do retorno. No caso de afastamentos por períodos mais longos, o atestado terá que ser entregue até cinco dias após o início do período de ausência ao trabalho. A matéria será analisada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
Justiça do Trabalho
Outra proposta aprovada no colegiado foi o PL 5.453/09, do deputado Edgar Moury (PMDB/PE), que estabelece índice de reajuste para custas e emolumentos aplicados a ações e procedimentos de competência da Justiça do Trabalho.
O índice de reajuste leva em conta a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos últimos 12 meses imediatamente anteriores a aprovação da medida.
A proposta, que acrescenta artigo à CLT, também determina que o dia do primeiro reajuste seja considerado o aniversário para os reajustes anuais futuros, que também deverão adotar o INPC.
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
3/11 - 12:40 |
Desmantelaram direitos e endureceram a vida
7/10 - 21:47 |
Da CLT ao CNPJ: sindicatos reagem no STF à desumanização do trabalho, com a pejotização
23/9 - 13:18 |
PEC da Impunidade: conheça deputados do DF que aprovaram proteção extra para si mesmos
19/9 - 17:21 |
Câmara aprova “PEC da Bandidagem” que permite toda sorte de crimes aos parlamentares

