Brasília, sexta-feira, 21 de maio de 2010 - 18:53
ENSINO
Educação básica poderá ser obrigada a exibir filmes nacionais
Fonte: Agência Senado
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deverá analisar, na reunião de terça-feira (25), projeto que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), tornando obrigatória a exibição de filmes nacionais pelas escolas de educação básica.
Para tanto, o projeto inclui essa atividade como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, fixando-lhe carga mínima de duas horas ao mês. O projeto (PLS 185/08) é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
Para Cristovam, o contato com o cinema contribui para o enriquecimento cultural dos alunos e propicia a formação de público para essa arte, tornando-a sustentável e independente do subsídio estatal. A proposta, com voto favorável da relatora, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), terá decisão terminativa na CE.
Outro projeto (PLS 174/05) em exame na CE, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), também muda a LDB, assegurando ao estudante com renda familiar comprovadamente inferior a dez salários mínimos prioridade de matrícula em caso de empate no processo seletivo.
Em seu voto favorável à proposta, a relatora, senadora Fátima Cleide (PT-RO), argumenta que os jovens de menor poder aquisitivo concorrem em visível desvantagem às vagas das instituições públicas de ensino superior.
Portanto, nada mais justo do que dar-lhes preferência em caso de empate no processo seletivo. A matéria recebe decisão terminativa na CE.
Também está na pauta projeto (PLS 515/09) da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) que autoriza o poder Executivo a instituir o Programa Universitário de Apoio ao Esporte.
O objetivo do programa é promover o esporte em escolas de educação básica e em comunidades carentes, com a participação de estudantes de graduação, especialmente dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física.
Para sua realização, a entidade de ensino superior na qual o aluno estiver matriculado deverá ter projeto específico aprovado no órgão competente do Poder Executivo, conforme regulamento a ser estabelecido.
O relator da matéria, senador Cristovam Buarque, que apresentou voto favorável à matéria, ressaltou os benefícios da proposta para o esporte nacional, como facilitar o surgimento de novas gerações esportivas e ampliar as possibilidades de preparação de atletas e técnicos.
A matéria também tem decisão terminativa na comissão. A reunião da CE está marcada para as 11h na sala 15 da Ala Alexandre Costa.
Últimas notícias
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
5/11 - 21:22 |
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
Notícias relacionadas
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
20/10 - 10:24 |
Os invisíveis da educação: sem eles, as escolas não funcionam
20/10 - 9:50 |
O Dia do Professor nasceu de 2 histórias de luta e afeto
16/10 - 10:22 |
Câmara aprova pacote simbólico para educação no Dia do Professor
13/10 - 14:54 |
15 de outubro: Dia do Trabalhador em Educação é celebrado com descanso garantido em Convenção Coletiva

