MEC amplia recursos às escolas indígenas, quilombolas e do campo

Brasília-DF, terça-feira, 17 de setembro de 2024


Brasília, sexta-feira, 23 de agosto de 2024 - 13:28

MEC amplia recursos às escolas indígenas, quilombolas e do campo

Iniciativa visa promover a diversidade e a valorização da parceria entre escolas, famílias e comunidades

Foto: Fábio Nakakura/ MEC

Por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o MEC (Ministério da Educação) determinou o repasse de recursos para o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). O investimento será em 2 frentes: na modalidade Proec (Programa Escola e Comunidade) e PDDE Equidade.

A estimativa é que mais de 26 mil escolas brasileiras sejam beneficiadas com atividades para à cidadania. Serão mais de 65% dos municípios com ao menos 1 escola engajada.

“O Brasil é tão amplo, tão diverso e temos muitas pessoas, muitos profissionais dispostos a colaborar com a qualidade do ensino. Mas, em muitos casos, há falta de recursos para colocar em prática projetos e iniciativas nesse sentido. Por isso, a proposta do Ministério vem a somar com essas ideias, para que elas possam realmente mudar vidas”, observa a presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva, em apoio à medida.

Sobre as políticas
O Proec trata a educação de modo global, com a participação das famílias e da comunidade, com ações de promoção da cidadania e da cultura de paz, da democracia e da melhoria da qualidade da educação pública.

A Resolução 16/24 estipula como será feito o repasse às escolas. Nesta fase inicial, serão priorizadas escolas localizadas na mesorregião do Marajó; as que integrem o Peti (Programa Escola em Tempo Integral); e as com menores índices socioeconômicos e com mais matrículas. 

Os valores serão calculados conforme o número de estudantes, com base no Censo Escolar.

A PDDE Equidade é responsável por ações pedagógicas, como as diretrizes relacionadas às relações étnico-raciais nas escolas. Unidades de ensino com maior desigualdade no índice de aprendizagem entre crianças negras e brancas receberão os recursos para implantar as ações.

A Resolução 17/24 prevê os objetivos e diretrizes do PPDE Equidade, com investimentos às SRM (Salas de Recursos Multifuncionais), à melhoria da infraestrutura e à oferta de água e esgoto para escolas com acesso remoto. Também prevê suporte para educação especial; bilíngue de surdos; de jovens e adultos, do campo, indígena e quilombola.

Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com