Saep DF
Publicado: 2-out-2009 - às 12:54


ALIANÇA

DF assume transporte do Entorno

Governador Arruda confirma assinatura de convênio na próxima semana

Fonte: Tribuna do Brasil

O encontro entre os Poderes Legislativos do Distrito Federal e do Entorno, realizado na quarta-feira (30), na Rodoviária do Plano Piloto, gerou frutos para o grupo de municípios circunvizinhos do DF.

O governador José Roberto Arruda confirmou a assinatura de um convênio, na próxima semana, em que o GDF se compromete a se responsabilizar pela administração do sistema de transporte público do Entorno, que antes era administrado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Durante o evento, o deputado Leonardo Prudente fez o anúncio, reforçando a importância do auxílio de Brasília na administração desses municípios.

"O Distrito Federal deve participar de forma ativa; não tenho dúvida de que isso traz mais responsabilidade para a cidade, e todo mundo tende a ganhar". Porém, Prudente enalteceu a importância de envolver os governadores do DF, Goiás e Minas Gerais.

Para o deputado Benedito Domingos (PP), propositor da iniciativa, a ideia é facilitar a participação nos debates de todos os interessados.

"O Distrito Federal tem uma das melhores qualidades de vida do país e existe um grande contraste com o Entorno. Queremos equilibrar a balança e diminuir questões como a sobrecarga do serviço público de saúde, diminuir o custo das tarifas de transporte, dar mais habitações e zerar os índices de criminalidade", colocou.

"Ou teremos uma cidade equilibrada em seus setores, ou seremos apenas um espaço em desarmonia para todos que residem no Distrito Federal e no Entorno. Devemos achar saídas concretas para os impasses dos municípios vizinhos", colocou a líder do Governo, deputada Eurides Brito.

O intuito do evento era debater os problemas nas áreas de transporte, saúde, segurança e educação, além da possibilidade de criação da região metropolitana do Distrito Federal.

O contingente de cerca de 160 mil pessoas dos municípios do Entorno transitam diariamente no Distrito Federal.