Saep DF
Publicado: 1-out-2009 - às 17:5


MUNDIAL DE FUTEBOL

Com São Paulo fora, Brasília pode abrir a Copa do Mundo de 2014

Fonte: Tribuna do Brasil

Após cinco horas de reunião do conselho executivo da Fifa, nesta terça-feira (29), no Rio de Janeiro, o presidente Joseph Blatter voltou a dizer com todas as letras que o Morumbi não tem condições de receber, pelo projeto apresentado à Fifa, jogos importantes da Copa do Mundo de 2014.

São Paulo pleiteia a abertura da competição, já que a final vai ser no Maracanã. Mas para a entidade, o estádio não atende todas as exigências do caderno de encargos. A declaração de Blatter deixa Brasília como favorita para receber a abertura da Copa do Mundo.

A notícia foi bem recebida pelo secretário de Esporte do Distrito Federal, Agnaldo de Jesus, que ressaltou a projeto de Brasília para a abertura da competição.

"A cidade oferece estrutura adequada. Devemos destacar a proximidade que o novo estádio terá de locais como o aeroporto, hotéis e centro de mídia. Somado isso à construção do VLT [Veículo Leve sobre Trilhos], ofereceremos uma facilidade de deslocamento que nenhuma outra cidade irá oferecer", aposta.

Para Agnaldo de Jesus, o fato de Brasília ser o centro do poder nacional e abrigar representações diplomáticas de vários países também favorece a cidade. " Todos esses aspectos são de interesse da Fifa. Tenho certeza que abriremos a Copa de 2014", frisou.

O secretário de Esporte aproveitou a oportunidade para comparar o projeto de Brasília com os demais.

"Cidades como Rio e São Paulo terão mais trabalho e custos extras com desapropriação de áreas, por exemplo. Nós temos espaço, já possuímos os terrenos. Teremos apenas que construir. Ou seja, nossos gastos e problemas serão menores", destacou.

Custos que, segundo o secretário, já fazem parte do planejamento do governo do Distrito Federal, que utilizará recursos obtidos por meio de licitações de lotes da Terracap e por financiamentos com o governo federal.

Morumbi
"As exigências são maiores para um estádio receber a final e a abertura, caem um pouco para jogos da semifinal e assim por diante.

Atualmente o (projeto do) Morumbi não se enquadra nessas exigências (para receber a abertura da Copa do Mundo como quer o Governo de São Paulo).

Mas quero deixar claro. O Morumbi não está fora da Copa do Mundo. Ele só não está na categoria de receber a abertura", disse Joseph Blatter.

No início do mês, após ter o Morumbi criticado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o São Paulo, em nota oficial, voltou a alegar que o estádio tem plenas condições de receber qualquer evento ligado à Copa do Mundo de 2014, inclusive o jogo de abertura.

O São Paulo admite que havia pendências no projeto inicial do Morumbi, mas argumenta que todas as alterações sugeridas no segundo seminário das cidades-sede, realizado em 21 de agosto, no Rio de Janeiro, foram enviadas à Fifa.