TRANPORTE PÚBLICO
Acordo de financiamento garantirá recursos para o VLP
Técnicos da Comissão Andina de Fomento (CAF) desembarcaram em Brasília nesta segunda-feira (28) para finalizar as negociações com o GDF para o financiamento do veículo leve sobre pneus (VLP), que vai ligar Santa Maria e Gama ao Plano Piloto.
Cinco representantes da comissão estarão reunidos até quarta-feira (30) com uma comitiva formada por funcionários de seis órgãos do governo para conhecer detalhes do projeto e fechar a liberação dos recursos, no valor de US$ 243 milhões (o equivalente a R$ 486 milhões).
A expectativa é que a concessão do empréstimo seja aprovada pela direção da instituição até meados de novembro para que o dinheiro seja liberado até o fim do ano. Assim, as obras serão iniciadas no começo de 2010.
As discussões entre a CAF e o GDF estão adiantadas. Essa é a terceira e última missão que vem a Brasília para tratar do acordo.
Durante três dias, o grupo vai conhecer detalhes da concepção do novo corredor de transportes do Distrito Federal, discutir as implicações ambientais do projeto e conversar sobre a capacidade de endividamento do Metrô-DF e do GDF.
"A recepção deles ao projeto foi muito boa, o que não foi surpresa porque eles demonstraram interesse nas outras reuniões", contou o presidente do Metrô-DF, José Gaspar de Souza.

